Adesão a programa da Capes disponibiliza bens para pós
Admitido no Programa de Excelência Acadêmica (Proex) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP adquiriu, com recurso do Proex-Capes, 18 novos livros com o objetivo de atender às demandas de disciplinas ofertadas pelos cursos e de pesquisas que tenham participação de alunos. Apesar de serem indicadas pelos docentes e direcionadas aos alunos, as publicações ficarão disponíveis para todos os usuários da Biblioteca ENSP. A concessão no Proex foi obtida em razão do bom desempenho do programa nas avaliações da Capes, que recebeu nota 6, tanto na sua criação (2007) como na última avaliação (triênio 2007-2009).
O Proex busca manter o padrão de qualidade dos programas de pós-graduação com nota 6 ou 7, atendendo adequadamente às suas necessidades e especificidades. O benefício é concedido aos cursos que receberam tais notas em pelo menos duas avaliações seguidas. Segundo a Capes, o diferencial do Proex é a "dotação orçamentária que pode ser utilizada de acordo com prioridades estabelecidas pelos próprios programas, em qualquer das modalidades de apoio concedidas pela Capes: concessão de bolsas de estudo, bem como recursos de custeio, fomento para investimento em laboratórios, custeio de elaboração de dissertações e teses, passagens, eventos, publicações (traduções), entre outros".
Os recursos, conforme orienta a própria Capes, têm auxiliado a aquisição de diversos equipamentos para uso de toda a comunidade da ENSP, como a compra de computadores, de quadros interativos para salas de aula e demais equipamentos de informática para a Escola. Alguns livros são importados e serão entregues no fim de janeiro.
Criado em 2007, o Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública manteve o mesmo desempenho na avaliação da Capes, atestando a boa qualidade do curso. Na opinião de Reinaldo Souza Santos, coordenador do Programa, o Proex é muito bem-vindo, mas requer um empenho maior dos pesquisadores e alunos envolvidos. "O Programa precisa redobrar esforços visando à contínua melhoria de seus indicadores para avaliação pela Capes. Entre os vários desafios, até mesmo para que o programa continue a participar do Proex no futuro, há a questão da produção científica dos docentes e discentes, tempo de titulação dos alunos, entre outros."
Confira, no anexo, a relação de livros comprados.
Divulgação Científica



