Busca do site
menu

Lancet publica Estudo sobre a Carga Global de Doença 2010

ícone facebook
Publicado em:21/12/2012

A conceituada revista inglesa The Lancet publicou, em 15 de dezembro de 2012, um número (volume 380, número 9.859) especialmente dedicado aos resultados do Estudo sobre a Carga Global de Doença (Global Burden of Disease Study - GBD) de 2010. Segundo o resumo geral do estudo, o GBD 2010 é o maior esforço já realizado para descrever a distribuição, em âmbito global, de uma grande variedade de doenças, lesões e fatores de risco.

Os resultados mostram que as doenças infecciosas, as enfermidades materno-infantis e a desnutrição causam, agora, menos mortes e doenças do que há 20 anos. Como consequência, menos crianças estão morrendo todos os anos, embora mais adultos jovens e de meia-idade estejam morrendo e sofrendo de doenças e lesões. As doenças não transmissíveis, como câncer, e doenças do coração são as causas dominantes de morte e incapacidade em todo mundo. Desde 1970, homens e mulheres em todo o mundo ganharam pouco mais de dez anos de expectativa de vida, mas vivem mais anos com lesões e doenças.

O número do The Lancet dedicado ao GBD 2010 é composto de sete artigos, cada um contém uma riqueza de dados sobre diferentes aspectos do estudo (incluindo dados de diferentes países e regiões do mundo, homens e mulheres, e diferentes faixas etárias). Além disso, há uma seção de comentários escritos por eminentes pesquisadores e autoridades como a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, e o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim.

Lancet publica Estudo sobre a Carga Global de Doença 2010O editor-chefe da revista, Richard Horton, também escreve um artigo, no qual diz que a publicação do estudo GBD 2010 é um marco para a revista e espera que o seja para saúde. Destaca que a colaboração de 486 cientistas de 302 instituições em 50 países produziu uma importante contribuição para a nossa compreensão das prioridades de saúde presentes e futuras para os países e a comunidade global.

O GBD 2010 é um consórcio de sete parceiros: Universidade de Harvard, o Instituto de Métrica e Avaliação de Saúde (IHME) da Universidade de Washington em Seattle, a Universidade Johns Hopkins, a Universidade de Queensland, o Imperial College de Londres, a Universidade de Tóquio e a OMS. O GDB 2010 é a primeira avaliação sistemática e abrangente de dados sobre doenças, lesões e risco desde 1990. O estudo inicial foi encomendado pelo Banco Mundial, que foi apoiado pela Fundação Bill & Melinda Gates. O projeto expandiu-se bastante desde sua primeira versão. Em 1990, foram avaliadas 107 doenças e lesões, além de 10 fatores de risco. Em 2010, foram incluídas 235 causas de morte e 67 fatores de risco.

Saiba mais aqui.


Fonte: Portal DSS Brasil
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Lancet publica Estudo sobre a Carga Global de Doença 2010