Seminário analisa melhorias do sistema público de saúde
Na quinta-feira (6/12), o Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser/Densp) da ENSP realizará um seminário que, entre outros objetivos, apresentará os resultados e as repercussões de avaliações desenvolvidas no Laser ou por instituições parceiras. Com o tema Avaliação para a melhoria do sistema público de saúde: perspectivas e controvérsias, a atividade, que iniciará às 9 horas, no Salão Internacional da ENSP, reunirá representantes de diversos programas de saúde que apresentarão suas experiências com avaliação. O evento, aberto ao público, é voltado, principalmente, para estudantes de pós-graduação, pesquisadores, professores, profissionais da saúde e gestores interessados no tema da avaliação em saúde.
O seminário pretende ainda apresentar conceitos e modelos de avaliação em saúde, além de discutir a implementação e utilização da avaliação para a mudança. A atividade, a ser realizada durante todo o dia, terá dois tipos de apresentações: mesa-redonda e painel. Participarão da mesa de abertura o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Escola, Margareth Portela, e a coordenadora do Laser, Marly Cruz.
Após a mesa de abertura, ocorrerá a mesa-redonda Avaliação para a melhoria do sistema público de saúde. Ela contará com quatro exposições: A avaliação na saúde coletiva: avanços e dilemas teóricos e metodológicos; Avaliação como ferramenta de mudança na rede de atenção à saúde; Os dilemas para o uso da avaliação no contexto do SUS; e Utilização da avaliação em situ(ação) e em tempos de turbulência. As palestras serão apresentadas, respectivamente, por Sonia Chaves, da Universidade Federal da Bahia; Lucia Vasconcelos, do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz; Ana Figueiró, do Instituto Materno-Infantil Professor Fernando Figueira; e Elizabeth Moreira, pesquisadora da ENSP.
Como debatedora, a mesa contará com a pesquisadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP Vera Lucia Luiza, e a coordenação ficará a cargo da pesquisadora do Laser Egléubia Oliveira. Após a mesa-redonda, que será realizada das 9h30 às 12h, haverá a exibição de pôsteres e produtos do Laser. Na parte da tarde, o seminário contará com um painel cujo tema é Avaliações de políticas e programas de saúde: avanços e desafios. O painel começará às 14 horas e segue até o encerramento do seminário. O formato será o mesmo da mesa-redonda, ou seja, terá apresentação de quatro experiências.
Os temas que serão apresentados no painel são: Avaliação da melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica em saúde; Iniciativas de monitoramento e avaliação com vista à gestão estratégica no Ministério da Saúde; Avaliação de desempenho do Departamento DST/Aids e Hepatites Virais: um modelo em construção; e Avaliação do tratamento diretamente observado da tuberculose a partir de dois modelos operacionais da atenção primária. As exposições serão, respectivamente, de Márcia Fausto, pesquisadora da Escola de Governo em Saúde da ENSP; Paulo de Tarso, do Departamento de Monitoramento e Avaliação do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde; Ana Roberta Pascom, do Departamento DST/Aids e Hepatites Virais; e Gisela Cardoso, pesquisadora do Laser/ENSP. O painel terá coordenação de Marly Cruz, e o debate ficará a cargo da professora do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz Ana Lucia Vasconcelos.
Sessões Científicas



