Busca do site
menu

ENSP leva sua experiência para convenção em Cuba

ícone facebook
Publicado em:04/12/2012
ENSP leva sua experiência para convenção em CubaCom o tema Pela saúde e bem-estar de todos, está sendo realizada, até 7 de dezembro, em Havana, a Convenção Internacional Cuba Salud 2012. O encontro pretende analisar a situação da saúde em Cuba e em todo o mundo. Para tanto, o evento é um espaço para troca de experiências e de reflexão profunda, compromisso e orientação para discussão de vários temas vinculados à agenda internacional sobre saúde. A Rede de Escolas de Saúde Pública da União das Nações Sul-Americanas (Resp/Unasul) e o nodo Brasil do Campus Virtual em Saúde Pública (CVSP-Brasil) estão presentes no evento para apresentação de suas experiências e de possibilidades de cooperação, integração e articulação.

A Resp/Unasul está representada no evento por seu secretário executivo e diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Antônio Ivo de Carvalho, e também pela coordenadora de Cooperação Social da ENSP, Erica Kastrup. Eles apresentarão a experiência da Rede como promotora do desenvolvimento de estratégias políticas e de formação de recursos humanos para enfrentar os desafios dos sistemas de saúdes da região. Além disso, o site da Resp/Unasul será amplamente divulgado durante a reunião. Seguindo a orientação da Rede, a Resp apoia políticas de Estado e de governo para promoção de maior governança sobre processos de formação de recursos humanos para a saúde, por meio de articulação entre escolas de saúde pública com mandatos de escolas de governo e os Ministérios da Saúde da região.

A coordenadora de Comunicação Institucional da ENSP e também coordenadora do CVSP-Brasil, Ana Furniel, também participa da reunião. No encontro, ela representa o coordenador regional do Campus Virtual em Saúde Pública/Opas, José Baudilio Jardines Méndez. Durante a Convenção, Ana apresentará o CVSP/Opas, suas ferramentas tecnológicas e as possibilidades de publicação de recursos educacionais por parte das instituições.

Em sua apresentação, ela abordará a integração dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) no Portal CVSP para classificação e recuperação de conteúdo e a política de acesso livre, que também foi adotada pela ENSP. Um dos mais relevantes temas em sua apresentação será a parceria do CVSP com as demais escolas de saúde pública, como a Resp/Unasul.

O Campus Virtual é uma rede colaborativa de aprendizagem, um espaço coletivo que representa um bem público global e opera como fonte compartilhada de acesso universal. O CSVP também instaura um modelo de gestão aberto e descentralizado para a construção de métodos cooperativos e ferramentas de aprendizagem em rede, baseadas em evidências de boas práticas de saúde pública. Seu objetivo é desenvolver programas de cooperação internacional na área de educação em saúde pública.

O encontro de Cuba foi organizado pelo Ministério de Saúde Pública do país e contou com o apoio de organizações internacionais. Entre os principais temas a serem discutidos na Convenção estão: promoção da saúde e intersetorialidade, investigação, inovação tecnológica e formação de recursos humanos. Também serão apresentados resultados de programas de saúde desenvolvidos em Cuba, assim como as transformações realizadas nesse setor voltadas para a melhoria da efetividade, qualidade e sustentabilidade dos serviços sanitários.

A convenção está sendo um importante espaço de debate e pretende propiciar o intercâmbio da efetividade da saúde pública no século 21 baseado nas políticas, estratégias, organizações e bases econômicas sustentáveis. O encontro espera a participação de cerca de 1,5 mil delegados estrangeiros e quase 750 delegados cubanos, além de visitas programadas a instituições de todos os níveis de atenção à saúde, como clínicas, hospitais, centros comunitários, institutos e centros de pesquisa.


Nenhum comentário para: ENSP leva sua experiência para convenção em Cuba