Busca do site
menu

Excelência acadêmica marca três décadas do CSP

ícone facebook
Publicado em:08/11/2012

Filipe Leonel

Excelência acadêmica marca três décadas do CSPUma sessão especial do Centro de Estudos da ENSP, na quarta-feira (7/11), reuniu passado, presente e futuro de uma das principais fontes de informação da área científica em saúde pública editada na América Latina: a revista Cadernos de Saúde Pública. De 1985 (v. 1 n. 1 jan./mar. 1985), ano de sua fundação, até os dias de hoje (vol. 28 n. 10 out. 2012), a publicação reúne a trajetória da saúde coletiva em suas páginas disseminando-a para a comunidade científica, com mais de 21,2 milhões de acessos à base Scielo desde 1998. A atividade marcou a despedida do pesquisador Carlos Coimbra da editoria após vinte anos e o início de um novo ciclo com o trio de pesquisadoras Claudia Travassos (Icict/Fiocruz), Cláudia Medina Coeli (UFRJ) e Marilia Sá Carvalho (Procc/Fiocruz).


Aplaudido de pé. Essa foi a forma pela qual Coimbra, ex-editor do CSP, foi homenageado pela plateia depois da exposição sobre as conquistas e avanços do periódico durante o tempo que esteve à sua frente. “Meu nome está associado às conquistas da revista, mas jamais teria feito isso sozinho. Trata-se de um projeto totalmente coletivo. Hoje, a publicação reflete o amadurecimento de todo o corpo da Escola durante esses 30 anos”, garantiu após a bela homenagem.

E foi citando o momento de sua criação que o pesquisador do Departamento de Endemias iniciou sua fala, lembrando que o primeiro editorial da revista, assinado pelo diretor da ENSP na época, Arlindo Fábio Gómez de Souza, destacava a necessidade de a ENSP “divulgar com periodicidade seu pensamento, bem como o daqueles que trabalham na área social e aí, prioritariamente, no campo da saúde pública”.

A ocasião também foi lembrada pelo pesquisador Luiz Fernando Ferreira, editor do primeiro volume junto com o ex-diretor da Escola, Frederico Simões Barbosa, e pelo atual diretor, Antônio Ivo de Carvalho. “O Coimbra tem o maior mérito dessa história do CSP. A revista alcançou o nível de excelência, e agora as meninas têm uma grande responsabilidade”, acrescentou Luiz Fernando. Para Ivo, “Coimbra formou um patrimônio que não é só da ENSP, mas de toda a saúde pública e da ciência brasileira.”

A saúde coletiva nas páginas do CSP

A atuação de Carlos Coimbra como editor do CSP teve início no volume 8 (1992), após o comando dos pesquisadores Luiz Fernando, Frederico Simões Barbosa, Paulo Buss e Sergio Koifman, com a missão de expandir o periódico por todo o país. A partir daí, o trabalho para ampliar sua visibilidade teve início com a indexação ao Medline. “A indexação foi um momento decisivo para o CSP. Eu diria mágico, pois passamos a receber artigos de todo o Brasil. Além disso, tivemos a criação da biblioteca eletrônica SciELO, que, na época, representou a vanguarda dos ainda tímidos debates que se viam no Brasil sobre acesso aberto à informação científica.”

Excelência acadêmica marca três décadas do CSP

O aumento da visibilidade do CSP teve implicações diretas sobre o número de artigos publicados por volume. Em 1985, ano da fundação da revista, foram publicados 25 artigos. Ao longo de sua primeira década, a média de artigos por volume do CSP passou para 40. Hoje, CSP está publicando cerca de 250 artigos ao ano, selecionados a partir de aproximadamente 1.400 novas submissões anuais. “Não há estado do Brasil de onde não tenhamos publicado pelo menos um artigo. Tivemos uma predominância maior de autores da Região Sudeste nessas três décadas (60%) no território nacional, mas também recebemos uma fatia generosa de autores internacionais que escolhem nossa revista para publicar”, afirmou.

Coimbra ainda apresentou números sobre as estatísticas de acesso, os índices temáticos, o processo de internacionalização da revista e o lançamento dos suplementos especiais. “Ao longo dessa trajetória, tivemos mudanças de layout, o pioneirismo em abrir seções de debates, resenhas e a consolidação da política editorial dos suplementos temáticos. Durante essas três décadas, vi muita coisa acontecer na saúde coletiva por meio das páginas do CSP. A Direção da Escola sempre nos apoiou. Agradeço toda a equipe pelo apoio.”

O futuro do Cadernos

Excelência acadêmica marca três décadas do CSPA apresentação seguinte foi do trio de editoras do CSP, cujas falas apontaram para a continuidade da linha editorial da revista. Cláudia Travassos, que faz parte do corpo editorial desde 1993, afirmou que o trabalho prosseguirá mantendo o compromisso de publicar sobre as diversas áreas que compõem a saúde coletiva, priorizando a diversidade e qualidade dos artigos do periódico. “O CSP tem uma história de sucesso, e a primeira característica da nossa gestão é a continuidade, manter a sensibilidade para absorver o que é novo, perceber as mudanças no contorno dessa área extremamente dinâmica que é a saúde coletiva e incorporá-las aos nossos fascículos.” Por fim, anunciou a primeira mudança da gestão do trio feminino no CSP para 2013: a capa cor rosa.

Coube à pesquisadora Marília Sá Carvalho apresentar algumas novas ideias do trio para o Cadernos de Saúde Pública. A primeira delas é a criação da seção Perspectivas, que abrirá espaço para debate de temas atuais no CSP. Além dessa, haverá a publicação do resumo e editorial do fascículo em três idiomas (português, inglês e espanhol) e a atualização da página eletrônica do CSP. “A última mudança na página faz quatro anos e está na hora de mudar, bem como promover maior integração da web com o texto e as redes sociais”, informou.

Claudia Medina Coeli disse ser uma honra participar de um projeto de sucesso e impacto para a saúde coletiva do Brasil e da América Latina, mencionando a ligação afetiva das editoras com a revista. “Foi a primeira revista na qual publiquei dois artigos da minha tese de doutorado que definiram a minha carreira”, afirmou. Por último, destacou o status do CSP. “Apesar de ser uma revista da Escola, ela sempre se colocou como uma publicação da saúde coletiva.”

Excelência acadêmica marca três décadas do CSP



Nenhum comentário para: Excelência acadêmica marca três décadas do CSP