Busca do site
menu

Fiocruz inicia nova etapa de parceria com Moçambique

ícone facebook
Publicado em:15/10/2012

O Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique e a Fiocruz acabam de iniciar nova etapa de cooperação bilateral. Representantes das duas instituições, que já desenvolvem ações conjuntas nos últimos cinco anos, se reuniram com o diretor do Instituto, Ilesh Jani, para a definição de uma proposta de plano de cooperação para o próximo quinquênio. O objetivo é fortalecer o papel do INS de Moçambique na formulação de políticas nacionais de saúde.

Fiocruz inicia nova etapa de parceria com Moçambique

O foco da nova fase da parceria será o fortalecimento da capacidade para o desenvolvimento científico e tecnológico em saúde em Moçambique; o desenvolvimento de modelos de vigilância sindrômica (estratégia que facilita a detecção precoce de potenciais casos de determinada doença, auxiliando na adoção de medidas de prevenção e controle) em áreas prioritárias para a saúde pública dos dois países; a análise dos determinantes sociais em saúde; a avaliação de tecnologias em saúde; e o desenvolvimento institucional do INS e de centros regionais do Instituto. Com a aprovação do plano, prevista para novembro, serão desenvolvidas ações nos campos de pesquisa; ensino; vigilância em saúde; informação, comunicação e memória em saúde; sistemas de saúde; e no âmbito da Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública e da gestão do INS.

 

Segundo o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, a proposta do plano estratégico de cooperação reúne eixos de ação e macroprojetos definidos de acordo com as principais demandas e necessidades do INS e do setor de saúde de Moçambique. Para ele, a parceria beneficiará os sistemas de saúde de ambos os países. “Estou muito satisfeito com o resultado desses dias de trabalho. Os eixos de atuação determinados vão reforçar a atuação do INS, que representa a governança do sistema de saúde moçambicano, fortalecendo, com isso, o sistema de saúde do país”, afirmou. Segundo Ilesh Jani, a nova etapa da parceria adota uma postura mais estratégica, assumindo um caráter diferente da cooperação realizada entre as duas instituições nos últimos cinco anos. “Esta é uma visão mais amadurecida de cooperação que vai permitir que nossas iniciativas sejam pensadas a longo prazo e, com isso, tenham maior impacto”, ressaltou.

 

Também presente no encontro, José Luiz Telles, diretor do escritório da Fiocruz em Moçambique e pesquisador da ENSP, disse que o encontro estimulou a articulação das diversas unidades da Fiocruz em um projeto sistêmico de cooperação e contribuirá para a consolidação do INS de Moçambique como órgão de inteligência sanitária. “O INS, ao participar da parceria, dá um passo importante para desenvolver suas ações de cooperação dentro de um planejamento estratégico, contribuindo para a integração do sistema de saúde do país”, disse.


Fonte: CCS/Fiocruz
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Fiocruz inicia nova etapa de parceria com Moçambique