Busca do site
menu

Pesquisa sobre população de Manguinhos é citada no jornal O Dia

ícone facebook
Publicado em:15/10/2012

Pesquisa sobre população de Manguinhos é citada no jornal O DiaParte dos resultados da pesquisa Condições de vida e saúde e uso de serviços de saúde no território Teias-Escola Manguinhos, coordenada pela pesquisadora da ENSP Marília Sá Carvalho, foi nota na coluna Informe do Dia, da edição de 13 de outubro do jornal O Dia. A nota destaca que 34% dos moradores das 945 casas visitadas se disseram preocupados com a possibilidade de chegar ao fim do mês sem comida e sem dinheiro para comprar alimentos. A região foi pacificada no último final de semana (13 e 14/10) pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Confira a íntegra da nota e saiba mais sobre a pesquisa de Marília Sá Carvalho.

 

O Dia Online - Informe do Dia

O medo da fome

13 de outubro de 2012

 

Rio - O fantasma da fome assombra o Complexo de Manguinhos, que será ocupado pela polícia para a implantação de uma UPP. A descoberta é de pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, que fizeram, no conjunto de favelas, um levantamento similar à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.

 

Resultado: 34% dos moradores das 945 casas visitadas se disseram preocupados com a possibilidade de chegar ao fim do mês sem comida e sem dinheiro para comprar alimentos. Das famílias, 11% recebem o Bolsa Família.

 

Sobre a pesquisa:

 

A pesquisa, realizada com a participação de 18 recenseadores moradores de Manguinhos, buscou aprofundar o conhecimento das condições de vida e saúde da população e do uso de serviços neste território. Os dados ainda são preliminares e, quando estiverem prontos, serão disponibilizados de forma organizada em acesso livre. Até o momento, há a certeza de que Manguinhos tem mais idosos que crianças. A taxa de gravidez entre adolescentes de 15 a 19 anos ainda é alta: 9,3%. Além disso, mais da metade das mulheres não realiza preventivo há mais de três anos.

 

Sobre a escolaridade, a maioria da população não apresenta nem o ensino fundamental completo. Apenas entre os jovens com média de 19 anos, essa taxa chega a cerca de 50%. Numa análise feita com o mesmo grupo, foi detectado que 80% desses jovens estão trabalhando. E as chances de trabalho da população de Manguinhos são três vezes maior entre os homens e seis vezes maior entre as pessoas que têm o ensino médio completo.

 

Em relação à moradia, cresceu muito o número de pessoas que moram sozinhas em um domicílio. Além disso, 100% dos entrevistados moram em casa de alvenaria, 85% têm piso de cerâmica, 85% têm laje e 100% têm luz elétrica em casa. Os dados mostram que 99% têm água canalizada. Destes, 63% a filtram para o consumo e 19% compram água industrializada. Em relação ao lixo, 54% o depositam em caçamba e apenas 8% o jogam nas ruas e rios. 

 

Entre a população do território, 90% possuem celular, 73% possuem máquina de lavar ou tanquinho e 50% têm computador. Entre estes, quase 40% têm acesso à internet. Isso significa, segundo Marília, que muitas pessoas têm acesso fácil à informação. Alguns pontos ainda não puderam ser observados, como as taxas de trabalho formal, o motivo de não estarem trabalhando e a renda da população.


Seções Relacionadas:
ENSP na Imprensa

Nenhum comentário para: Pesquisa sobre população de Manguinhos é citada no jornal O Dia