Dicas de como deixar alimentos sem resquícios de agrotóxicos
“Colocar verduras e hortaliças de molho no vinagre é suficiente para matar microrganismos e retirar resquícios de agrotóxicos?” Frederico Peres, pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) da ENSP, responde. Lavar bem as folhas e cascas, ou mesmo descascar o alimento, ajuda a eliminar parte dos resíduos de agrotóxicos. O melhor, no entanto, é conhecer a origem dos alimentos e preferir os orgânicos.
A lavagem de frutas, verduras e hortaliças em solução de vinagre e água é uma medida eficiente para o controle de vários microrganismos, como o vibrião que causa a cólera. Essa medida é indicada, principalmente, para aqueles produtos consumidos com casca e ao natural, ou seja, sem qualquer cozimento, como tomates e alface. Esse processo de higiene não é eficaz, entretanto, para eliminar resíduos de agrotóxicos nos alimentos. Grande parte dos agrotóxicos utilizados na lavoura é de uso tópico, concentrando-se, após a aplicação, na superfície do alimento. Lavar bem as folhas e cascas, ou mesmo descascar o alimento, ajuda a eliminar parte dos resíduos de agrotóxicos.
Alguns estudos mostram ainda que deixar o alimento de molho em uma solução de 1 litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato de potássio (vendido em saquinhos no supermercado, junto aos temperos) por 30 minutos também ajuda a eliminar parte dos resíduos de agrotóxicos.
Essas dicas podem ajudar o consumidor a ingerir alimentos com menos resquícios de agrotóxicos. Mas a melhor delas é conhecer a origem dos alimentos e, quando possível, dar preferência aos orgânicos, que não utilizam agrotóxicos, principalmente se for ingeri-los sem cozimento.
*Crédito foto: Portal Fiocruz
Fonte: Ciência Hoje
Divulgação Científica