Publicação acompanha mudanças do PAC em Manguinhos
O Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM/ENSP) acaba de lançar mais um produto para acompanhar as transformações do território ocorridas com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na região. O livro PAC Manguinhos: um relato fotográfico apresenta fotos, fatos, informações e depoimentos dos pesquisadores e moradores de Manguinhos que refletem o processo de mudanças provocadas pelo PAC em suas vidas. A publicação está disponível na página eletrônica do LTM/ENSP.
Iniciado em 2007, o trabalho do Laboratório com o PAC já produziu dois documentários PAC Manguinhos: o futuro a Deus pertence? e PAC Manguinhos: promessa, desconfiança, esperança. Além disso, realiza produção acadêmica, que resultou em apresentações de trabalhos em congressos, oficinas com moradores, alunos, entre outros.
"Ideia é acompanhar as promessas dos governantes"
“Acompanhamos as mudanças no território desde 2003. Com o lançamento do PAC, propomos estudá-lo como uma política pública, analisando seu processo de implantação com a produção de materiais para moradores e gestores. O objetivo é contribuir para a compreensão da complexidade do território, entender como as políticas públicas são formuladas e implementadas, além das suas transformações”, informou Fátima Pivetta, uma das coordenadoras do LTM.

Parte de uma das estratégias metodológicas para acompanhamento do PAC, o livro foi pensado como um instrumento para que as populações, em particular as em vulnerabilidade social, possam expressar suas necessidades e ser protagonistas de suas próprias histórias, além de ser uma análise avaliativa das políticas públicas. Para estruturar essa análise aproximativa do PAC Manguinhos, foram consideradas três dimensões: os atores sociais que participaram, direta ou indiretamente, na construção dos cenários para e do PAC; as mudanças dos usos do território e na sua paisagem, denominadas de transformações do espaço; e a compreensão dos impactos diretos e indiretos do Programa na vida das pessoas na perspectiva das mudanças dos determinantes sociais em saúde.
Trabalho ganha visibilidade em Manguinhos
Recentemente, o diretor da Biblioteca Parque Manguinhos solicitou os materiais publicados pelo LTM para serem disponibilizados na sala Meu Bairro, junto com outros materiais produzidos sobre a região por várias instituições e grupos locais. Além disso, a própria equipe do LTM está em processo de compartilhamento e avaliação dos seus materiais político-pedagógicos sobre vários temas e problemas de Manguinhos, em oficinas de diálogo para circulação e apropriação dos materiais com diferentes públicos. O objetivo é discutir a adequação dos temas aos interesses dos interlocutores e as prioridades de saúde e ambiente do território, a pertinência das formas e linguagens, entre outros aspectos.

“Pretendemos, assim, contribuir para os processos de formação e fortalecimento das ações de promoção da saúde e da justiça ambiental dos atores sociais locais, a partir da interação com profissionais e técnicos dos equipamentos sociais de Manguinhos, como as oficinas, a Biblioteca Parque, as escolas e serviços de saúde e as instâncias de mobilização e representação, a exemplo do Conselho Gestor Intersetorial do Teias-Escola Manguinhos, do Conselho Comunitário de Manguinhos e do Fórum Social de Manguinhos (FMDES).”
O livro foi produzido com o apoio do Ministério da Saúde, por meio do Convênio Fiocruz - MS/SVS (2008) e do Edital PDTSP Teias Manguinhos/Fiocruz (2010). “Esses produtos pretendem contribuir para a construção de metodologias que permitam a análise e avaliação de políticas públicas, na perspectiva de uma promoção da saúde emancipatória”, concluiu.
Nenhum comentário para: Publicação acompanha mudanças do PAC em Manguinhos
Comente essa matéria: