Fiocruz e Ministério da Cultura promovem 1º Encontro Nacional da Rede Saúde e Cultura
Fortalecer ações de promoção e cuidado à saúde que respeitem a diversidade cultural e a participação social é o objetivo do 1º Encontro Nacional da Rede Saúde e Cultura, que será promovido pela Fiocruz em parceria com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, de 26 a 30 de novembro, no Rio de Janeiro. O evento é voltado para agentes de diversas áreas: saúde, educação, meio ambiente, cultura, desenvolvimento científico e tecnológico, movimentos sociais, entre outros. Durante a programação, serão realizadas oficinas, mesas-redondas, trabalhos em grupo, exposição de produtos e dinâmicas de construção de ações colaborativas entre os participantes, a fim de orientar a atuação da Rede Saúde e Cultura.
O 1º Encontro Nacional da Rede Saúde e Cultura é coordenado pelo Programa de Educação, Cultura e Saúde (Pecs) da Fiocruz Brasília e conta com apoio do Núcleo de Ciência, Saúde e Cultura (SMSDC/RJ), da Universidade Popular de Artes e Ciências (Upac), da ONG Artéria – Cultura e Cidadania, do Comitê Nacional de Educação Popular e Saúde, entre outras instituições. A iniciativa é desenvolvida no âmbito da Semana Ciência, Cultura e Saúde: Direito à Diversidade Cultural no Cuidado à Saúde e em conjunto com o 6º Congresso de Ciência, Arte e Cidadania e da 1ª Conexão Internacional de Saúde e Cultura, promovidos pela Fiocruz. Para participar, virtual ou presencialmente, basta preencher o cadastro de inscrição on-line, que estará disponível no site oficial do encontro, a partir de 20 de setembro. Os participantes receberão certificados específicos para cada atividade e trabalho inscritos.

Rede Saúde e Cultura
Criada a partir de acordo de cooperação técnica firmado entre a Fiocruz e o Ministério da Cultura em outubro de 2010, a Rede Saúde e Cultura visa fortalecer as relações entre o Estado, a sociedade civil organizada, a academia e demais setores que atuam na promoção e no cuidado à saúde, a partir da construção democrática da cidadania. Dessa forma, a Rede se coloca como espaço de mediação entre esses atores e adota o modelo de gestão compartilhada em suas ferramentas virtuais e dinâmicas presenciais, orientadas pelos seguintes eixos: mobilização; articulação; construção de conhecimento, registro e memória; educação; informação e comunicação; entre outros.
Serviço
1º Encontro Nacional da Rede Saúde e Cultura
Data: 26 a 30 de novembro
Local: Rio de Janeiro
Informações: (61) 3329-4521 / 4604 / 4522
Fonte: CCS/Fiocruz
Notícias da Fiocruz



