Busca do site
menu

Perfil dos enfermeiros: pesquisa é lançada em Mato Grosso

ícone facebook
Publicado em:10/09/2012

Foi lançada nesta segunda-feira (10/9) em Cuiabá pesquisa que caracterizará o perfil de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em todo o país. O estudo é uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O lançamento da pesquisa foi destaque no Diário de Cuiabá, em reportagem publicada na quinta-feira (6/9). Leia o texto abaixo.

 
Diário de Cuiabá 
Pesquisa analisa perfil do setor
6 de setembro de 2012
 
Uma pesquisa, que está em andamento, pretende diagnosticar aspectos como formação profissional, origem socioeconômica, atualização técnico-científica, qualidade e condições de trabalho, remuneração, expectativas acerca da profissão, multiplicidade de vínculos e participação sociopolítica dos profissionais de Enfermagem. Os relatórios foram distribuídos para os trabalhadores do setor em Mato Grosso e nos demais estados do país. A profissão representa 55% dos trabalhadores da saúde pública.
 
 
No Brasil, aproximadamente 40 mil profissionais foram selecionados para responder ao questionário e, no estado, 1.236 participarão do inquérito. Essa amostragem representará cerca de 2 milhões de trabalhadores de enfermagem do país e os mais de 19 mil inscritos no Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso.
 
 
A pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil é fruto da parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Sistema Cofen/Conselhos Regionais; Associação Brasileira de Enfermagem e Seções; Federação Nacional dos Enfermeiros e sindicatos locais; Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O lançamento oficial em Cuiabá será na próxima segunda-feira (10). O evento é aberto e ocorrerá a partir das 8h30, no auditório da Associação Mato-Grossense dos Municípios.

Seções Relacionadas:
ENSP na Imprensa

Nenhum comentário para: Perfil dos enfermeiros: pesquisa é lançada em Mato Grosso