Busca do site
menu

Evento e revista divulgam dados sobre suicídio de idosos

ícone facebook
Publicado em:27/08/2012

Evento e revista divulgam dados sobre suicídio de idososComeça nesta quarta-feira (29/08) o I Seminário Internacional sobre Suicídio de Pessoas Idosas no Brasil, tema de estudo inédito no país. Na oportunidade, serão discutidos os resultados da pesquisa É possível prevenir a antecipação do fim? Suicídio de idosos no Brasil e possibilidades de atuação do setor saúde - projeto do Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Pública (Inova-ENSP) - que já podem ser acessados na internet, na revista Ciência & Saúde Coletiva. O evento é uma realização do Centro Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde (Claves/ENSP) e acontece até 31 de agosto, no Hotel Novo Mundo, no Rio de Janeiro. A ENSP coordenou, financiou e sediou toda a investigação e a coordenadora científica do Claves, Maria Cecília de Souza Minayo, presidirá o seminário. As inscrições foram encerradas em dois dias devido à enorme procura.

 
A pesquisa, de âmbito nacional, reuniu em colaboração sete instituições acadêmicas: a Universidade Federal de Manaus, a Universidade de Fortaleza, a Universidade Federal de Teresina, a Universidade de Dom Bosco de Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal e a Escola Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, a Universidade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro, além da ENSP.
 
Para o Claves, é importante discutir o suicídio de pessoas idosas (acima de 60 anos) no Brasil, sobretudo em algumas regiões e áreas do interior, por ser esse, hoje, um problema de saúde pública reconhecido pela Organização Mundial de Saúde. A importância de discutir a vida e a qualidade de vida desse grupo social também deve ao seu crescimento acelerado no país. o evento, portanto, objetiva fazer uma inflexão sobre os momentos e circunstâncias de maior risco para a violência autoinfligida, focando no conhecimento da situação e nas possibilidades de prevenção.
 
Para subsidiar as discussões, será lançado durante o Seminário um número temático da revista Ciência & Saúde Coletiva (17.8), com os resultados da pesquisa, e também um livreto com um sumário executivo sobre os resultados gerais do trabalho e propostas de prevenção, para uso dos gestores e dos serviços de saúde. Os resultados já podem ser acessados na internet, aqui.
 
O encontro ocorrerá no Hotel Novo Mundo, no Rio de Janeiro. São 250 vagas disponíveis. As inscrições já estão encerradas. Acesse o site do evento, em www.prevencaodesuicidio.com.br.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Evento e revista divulgam dados sobre suicídio de idosos