Busca do site
menu

Terrapia participa da Cúpula dos Povos na Rio+20

ícone facebook
Publicado em:19/06/2012

A Associação Terrapia, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP, realizará seu seminário na Rio+20 no dia 21 de junho. A atividade acontecerá no Aterro do Flamengo, a partir das 10 horas, junto à barraca da Gaia Home, perto do Museu de Arte Moderna (MAM). Haverá um piquenique de alimentação viva com aproximadamente 100 pessoas. A roda do Tembiu Porâ será a chamada para apresentar a proposta da alimentação ecológica sem resíduos.

 

De acordo com a colaboradora do Terrapia Cynthia Brant, é uma alimentação consciente que gera o consumo consciente, mudanças concretas de hábitos de vida é o que contribui para a criação de ambientes e de uma cultura saudável. “Com o nosso corpo sem uso de venenos (medicamentos) e animado com uma alimentação que promove a regeneração constante de seu ecossistema, o Movimento da Alimentação Viva no Rio de Janeiro vem contribuindo direto para o ambiente natural”, destacou. Uma nova culinária, sem fogão ou geladeira, criativa, saborosa e bela, vem sendo desenvolvida no Terrapia nos últimos 15 anos, com adesão crescente de pessoas sensíveis às mudanças de hábitos, reunindo ecologistas e fortalecendo o associativismo e a economia solidária.

 

A ENSP na Rio+20

 

A Escola Nacional de Saúde Pública, representada pelos pesquisadores, docentes e alunos do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente, participará de diversas atividades na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontece de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. Os representantes estarão presentes em conferências, atividades culturais, campanhas e estandes, expondo as pesquisas da instituição nas áreas de saúde pública e meio ambiente.

 

A pesquisadora do departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP) Sandra Hacon foi designada pelas Nações Unidas para ser a representante do Brasil na implementação da segunda fase do Programa de Monitoramento Global dos Pops (poluentes orgânicos persistentes) para a América Latina e Caribe – Grulac.

 

Docente do programa e pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz, Martha Barata será uma das conferencistas do dia 18 de junho, no Forte de Copacabana, da seção Cities as first responders to climate change: key issues for Second Urban Climate Research Network Assessment Report on Climate Change and Cities (ACR3-2), durante a reunião dos prefeitos das cidades de todo o mundo participantes da Rio+20.

 

O pesquisador do Densp/ENSP, Salvatore Siciliano, participará da Pop Ciência, evento de popularização científica, no Pier Mauá, da Cúpula dos Povos e do Rio Climate Challenge. Seu aluno Rogério Tardin também proferirá palestras.

 

Os docentes e pesquisadores do Departamento de Epidemiologia Sergio Koifman e Rosalina Koifman, os docentes colaboradores Ilce Ferreira da Silva, Carmen Freire Warden e Ruth Clapauch e os alunos do SPMA Adalberto Luiz Miranda, Cristiane Barata, Walter Lucena, Arnaldo Cezar Coutto e Jeniffer Dantas Ferreira participarão da Cúpula dos Povos no estande 32, em fórum sobre substâncias químicas com ação de desrreguladores hormonais.


O estande foi organizado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Regional Rio de Janeiro, e contará com a colaboração do SPMA no esclarecimento à população sobre o papel de alguns pesticidas e outras substâncias químicas com capacidade de interferir na ação dos hormônios durante a gravidez e em outras etapas importantes da vida.


Seções Relacionadas:
Rio+20

Nenhum comentário para: Terrapia participa da Cúpula dos Povos na Rio+20