Busca do site
menu

Fiocruz na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

ícone facebook
Publicado em:15/06/2012

Fiocruz na Campanha Nacional de Vacinação contra a PoliomieliteNo próximo sábado (16/6), a Fundação realizará a 19° edição do Fiocruz pra Você, festa que promove anualmente a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta do Ministério da Saúde (MS) para este ano é imunizar contra a paralisia infantil 95% do total de 14,1 milhões de crianças menores de 5 anos de idade no Brasil (ou seja, 13,5 milhões). Em todo o país, cerca de 350 mil pessoas estarão trabalhando em 115 mil postos para a administração de 23 milhões de doses da vacina oral. Na Fiocruz, das 8h às 17h, além da aplicação de vacinas, mais de 1.700 voluntários trabalharão para oferecer ao público mais de 70 atividades culturais, de divulgação científica e promoção da saúde, bem como prestação de serviços. A expectativa é que 3 mil crianças sejam imunizadas.


Em 2010, a Fiocruz foi considerada o maior posto de vacinação do Brasil: o número de crianças vacinadas contra a poliomielite no campus de Manguinhos chegou a 2.475. No ano passado, cerca de 20 mil pessoas que estiveram no local e mais de 2.100 crianças foram vacinadas contra a pólio. Aproximadamente o mesmo número de crianças foi imunizado contra o sarampo, em campanha associada promovida pelo MS. Todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas, mesmo as que estiverem com tosse, gripe, rinite ou diarreia. A vacina é segura e não traz contraindicações. No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem os profissionais de saúde. A imunização é a forma mais simples e eficaz de prevenção.

 

Em Manguinhos, no Museu da Vida (MV), os visitantes poderão conferir a exposição Nós no mundo, que, com elementos interativos, estimula a reflexão sobre o desenvolvimento sustentável e seus benefícios para as gerações futuras. Ainda na sala de exposições do MV, haverá um Ponto da Leitura, onde serão exibidos curtas-metragens de animação sobre meio ambiente e liberado o acesso aos livros e às revistas da Biblioteca de Educação e Divulgação Científica, além de materiais produzidos pelo próprio Museu. Na atividade Show de Ciência, haverá a realização de experimentos interativos em Química e Física, com a utilização de mágica e artes cênicas.

 

No gramado da Tenda da Ciência, a atividade Câmara Escura desvendará como uma imagem é formada no cérebro humano. Já na própria Tenda, os visitantes poderão curtir o Contares de histórias e a esquete O que é que ela tem, doutor? No Parque da Ciência, a Pescaria de micro-organismos possibilitará ao visitante construir um conceito sobre micro-organismos e desmitificar a ideia de que todo micróbio é maléfico para o ser humano. Por lá, o público também poderá se divertir com as seguintes atividades: Bolhas de sabão; Oficina de animação; Fábrica de geleca; Balas, bombons e caramelo; Faça uma célula; e Há vida na Gota d’água. No Epidauro, haverá o Cine-ciência com Pipoca, a atividade Arte-insetos e a exposição Microdetalhes de mosquitos e barbeiros da Região Sudeste. As crianças, no INCQS, também poderão percorrer um circuito que mostrará a contaminação natural dos alimentos crus, a possibilidade da contaminação cruzada destes durante o preparo e as doenças transmitidas.

 

Dentre as apresentações, os visitantes poderão curtir Clowne, o Palhaço Cientista, trechos do balé Portinari, show da Orquestra de Sopros e Flautistas da Pro Arte, o Coral de Crianças da UFRJ e diversas performances circenses. O evento também terá cerca de 70 estandes, como o do Centro de Criação de Animais de Laboratório da Fiocruz, o da Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz e o do Museu da Patologia do IOC, além de uma oficina de reaproveitamento de materiais. Os participantes também poderão realizar exames de glicemia e pé diabético. Um escovódromo ajudará crianças a entenderem como realizar corretamente a higiene bucal.

 

Nessa edição do Fiocruz pra Você, a Diretoria de Administração do Campus (Dirac) oferecerá, como nos últimos anos, a atividade Troque lixo por muda de planta. Os interessados, além de ajudar a limpar o campus durante o evento, ganham uma muda de planta em garrafas pet recicladas e aprendem como plantá-la.

 

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), no Flamengo, também participará da mobilização. No local, a feira abordará temas como direitos sociais,  higienização das mãos,  cuidados para manter a saúde dos bebês, avaliação motora para crianças de até um ano, e dicas importantes sobre a saúde da mulher no que se refere à osteogênese imperfeita (doença nos ossos de origem genética). Os voluntários do Projeto Biblioteca Viva também realizarão a leitura de pequenos contos e de clássicos da literatura nacional.

 

As atividades também acontecerão nas unidades regionais da Fundação. Na Fiocruz Minas, a vacinação é acompanhada de estandes científicos: pesquisadores levarão às ruas equipamentos de uso interno de seus laboratórios e apresentarão curiosidades sobre os estudos e experimentos desenvolvidos nesses locais. Crianças e adultos serão orientados sobre estudos em ciências por estudantes, professores e pesquisadores renomados. Estarão disponíveis microscópios e maquetes de trabalhos científicos realizados pela instituição. Além disso, haverá atrações circenses, teatrais e musicais gratuitas.

 

Poliomielite – Segundo o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.

 

O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.

 

O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.


Fonte: CCS/Fiocruz
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Fiocruz na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite