Busca do site
menu

Pesquisador participa de especial sobre banimento do amianto

ícone facebook
Publicado em:21/05/2012

O jornal O Globo está publicando uma série de matérias, desde o dia 20 de maio, sobre o banimento do amianto no Brasil. A discussão está nas mesas dos ministros do STF, que devem julgar ainda este ano ação direta de inconstitucionalidade contra a Lei 9.055, de 1995, que permite o uso controlado da fibra no país. Na reportagem desta segunda-feira (20/5), o pesquisador da ENSP/Fiocruz Hermano Castro apresenta números subdimensionados de casos de mesoteliomas registrados no país de 1980 a 2010, por conta da má notificação da doença ao sistema de saúde.

 

O mesotelioma e o câncer de pulmão são as consequências mais graves da exposição humana às fibras do amianto (ou asbesto), por inalação das fibras liberadas no exercício do trabalho em minas de extração ou manufaturas de produtos que utilizam o amianto como matéria-prima, ou por residentes em áreas vizinhas às empresas e, ainda, por familiares e outros que inalam fibras trazidas em fômites pelo trabalhador à casa.

 

Confira a íntegra da matéria de segunda (21/5), do jornal O Globo, no arquivo em anexo. O jornal ainda disponibiliza um site, no endereço http://oglobo.globo.com/infograficos/amianto/, trazendo todas as reportagens do especial Brasil sem amianto.


Seções Relacionadas:
ENSP na Imprensa

Nenhum comentário para: Pesquisador participa de especial sobre banimento do amianto