Busca do site
menu

Saúde em Angola melhorará com novos mestres, afirma ministro

ícone facebook
Publicado em:14/05/2012

O ministro da Saúde de Angola, José Van-Dúnem, afirmou que a saúde no país tende a melhorar com a formação de 15 novos mestres em Saúde Pública, resultado da conclusão do primeiro mestrado em Saúde Pública no país, oferecido pelo Ministério da Saúde do Brasil, com o apoio da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). A declaração foi dada durante o I Seminário Brasil-Angola de Saúde Pública, realizado em 11 de maio, no país, onde foram apresentados os resultados das dissertações dos recém-mestres.

 

Saúde em Angola melhorará com novos mestres, afirma ministro

 

Confira a íntegra da matéria do Jornal de Angola on-line, de 12 de maio, sobre a formatura em Angola.

 

Ministro da Saúde garante melhorias com a formação de mestres do setor
Jornal de Angola on-line
12 de maio de 2012

 

O ministro da Saúde, José Van-Dúnem, garantiu, em 11 de maio, que os mestres formados recentemente aumentam a qualidade do Sistema Nacional de Saúde e a procura de soluções dos problemas que se registam no setor.

 

José Van-Dúnem fez a afirmação durante a cerimônia de entrega de diplomas dos primeiros mestres em Saúde Pública formados em Angola pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Escola Nacional de Saúde Pública Fiocruz-Brasil.

 

Os recém-formados, que agora aumentaram a sua capacidade de investigação, vão igualmente procurar dar soluções aos problemas que uma sociedade tão dinâmica como a angolana enfrenta, disse o ministro.

 

“Esses problemas carecem realmente de profissionais com conhecimentos técnicos aprofundados e com uma capacidade de investigação muito grande”, acrescentou.

 

O titular da pasta da Saúde disse que outro motivo de satisfação da recente formação é a demonstração de que é possível fazer cooperação sul-sul, por o Brasil ser um país do Sul com uma fundação de renome internacional. O ministro referiu que os profissionais que fizeram o mestrado estão trabalhando no Serviço Nacional de Saúde em várias áreas e já conhecem os problemas do setor. Acrescentou que os mestres, além da atividade que exercem, podem ser formadores, reforçando o núcleo de professores da Escola Nacional de Saúde Pública em Angola.

 

As ações de formação estão sendo complementadas com a criação de mais hospitais, num esforço do Executivo de melhorar a qualidade dos serviços e aumentar a confiança dos cidadãos.

 

Na quinta-feira, durante a inauguração de três hospitais de referência em Luanda, o ministro José Van-Dúnem anunciou a chegada, em breve, a Angola de 60 médicos cubanos para reforçar o quadro de pessoal especializado nos hospitais inaugurados na quinta-feira.

 

(Foto: Rogério Tuti)


Seções Relacionadas:
Ensino ENSP Internacional

Saúde em Angola melhorará com novos mestres, afirma ministro

1 comentários
LUDMILA CARVALHO TRINDADE
16/05/2012 07:27
Realmente Angola está de parabéns investindo da educação da saude . Ludmila