Ministério do Meio Ambiente avalia impacto do novo Código Florestal
Na quinta-feira (26/4), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, solicitou à sua área técnica um estudo detalhado do impacto do novo Código Florestal, aprovado na véspera pela Câmara dos Deputados. A informação é do secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, Roberto Cavalcanti, que participou pela manhã de audiência pública sobre o assunto na Comissão de Meio Ambiente da Casa. A ideia é avaliar o novo texto no conjunto de leis da área ambiental.
O secretário lembrou que o desafio de associar produção e preservação não muda da noite para o dia e interessa a todos os setores, principalmente a agricultura. "Temos de compatibilizar produção florestal, produção agrícola e preservação do meio ambiente num quadro inclusivo", afirmou. Ele lembrou também que o Ministério trabalha em várias frentes na proteção dos recursos naturais.
Para Cavalcanti, a missão do Ministério não mudou. O desafio de implementar as políticas públicas voltadas para a preservação ambiental, argumenta, implica um conjunto de ações que podem ser alcançadas por meio de alternativas variadas. "O Código não é o único {instrumento} e nem sua aprovação no Congresso fecha a questão", analisou. "Não é apenas um problema ambiental ou agrícola, é uma questão de planejamento de médio e longo prazos que diz respeito à economia do país."
Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Divulgação Científica