Busca do site
menu

Usuários e profissionais em foco no Centro de Saúde

ícone facebook
Publicado em:18/04/2012
Usuários e profissionais em foco no Centro de SaúdeNesta quinta-feira (19/4), o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) promove uma série de atividades voltadas para os usuários e profissionais de saúde da unidade. A partir das 8h30, o Grupo de Educação e Saúde realiza o evento A água como veículo de saúde e doença, em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março) e ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril). À tarde, em consonância com a Campanha Nacional Contra a Hanseníase, celebrada em 5 de maio, o médico Ziadir Francisco Coutinho, em parceria com profissionais do Ambulatório Souza Araújo do Instituto Oswaldo Cruz (ASA/IOC/Fiocruz), dará início a uma série de palestras sobre hanseníase voltadas para profissionais de saúde do CSEGSF e também da Clínica da Família Victor Valla. O evento acontece às 14 horas, na sala M da unidade. As duas atividades são abertas ao público.
 
A primeira atividade do dia acontecerá na sala de espera da unidade, às 8h30. O evento promoverá uma série de ações de promoção da saúde que alertam para uma boa conservação da água. A água como veículo de saúde e doença será o tema do debate principal do dia, com o psicólogo Carlos Bizarro, coordenador do Programa de Atenção à Saúde do Idoso. Em seguida, a nutricionista Sueli Rosa Gama irá proferir a palestra A água na promoção da saúde das crianças, idosos, gestantes e adultos.
 
O encontro terá ainda aulas de dinâmica corporal com o educador físico José Augusto Guimarães de Oliveira, gincana sobre água e saúde com os usuários, confecção de filtros de água artesanais por estagiários de nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e informações sobre a distribuição, qualidade e responsabilidade no uso da água. O evento é relacionado ao Dia Mundial da Água (22 de março) e ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril).
 
Ações de sensibilização em hanseníase
 
O Brasil é o segundo país que mais registra novos casos de hanseníase por ano no mundo. Em 2011, o país ultrapassou 30 mil notificações. Porém, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil mantém queda na incidência da hanseníase no país. Entre 2010 e 2011, o coeficiente de detecção de casos novos caiu 15%. Entre menores de 15 anos, esse percentual baixou 11%, mas a incidência ainda é preponderante. Vale ressaltar que o tratamento da doença, que tem cura, é gratuito e pode ser realizado em qualquer unidade de saúde do SUS.
 
Usuários e profissionais em foco no Centro de Saúde
Frente a esses preocupantes dados, o médico do CSEGSF/ENSP Ziadir Francisco Coutinho, em parceria com os médicos José Augusto Nery, Anna Salles e Emanuel Rangel, todos profissionais do Ambulatório Souza Araújo do Instituto Oswaldo Cruz (ASA/IOC/Fiocruz), elaborou essas atividades sobre hanseníase com o objetivo de sensibilizar os componentes das equipes e atualizar esses profissionais quanto ao tema. Essas atividades acontecem no âmbito da Campanha Nacional Contra a Hanseníase, celebrada em 5 de maio.
 
A primeira palestra acontecerá na sala M, do CSEGSF/ENSP, às 14 horas, e é voltada para os profissionais das equipes de Saúde da Família alocados lá. A segunda palestra acontecerá no dia 26 de abril, também às 14 horas, na Clínica Victor Valla. Entre os assuntos abordados estão o diagnóstico clínico, o tratamento e a avaliação fisioterápica da hanseníase. 

 


Seções Relacionadas:
Assistência

Nenhum comentário para: Usuários e profissionais em foco no Centro de Saúde