Busca do site
menu

O futuro do SUS em debate na edição de abril do CSP

ícone facebook
Publicado em:11/04/2012

 

O futuro do SUS em debate na edição de abril do CSPquarto fascículo do volume 28 (abril de 2012) da revista Cadernos de Saúde Pública (CSP) já está disponível na internet. A publicação da ENSP traz em seu editorial um texto do pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Jairnilson Paim, intitulado o Futuro do SUS, em que fala a respeito do desafio de refletir sobre sustentabilidade econômica, política e institucional do sistema. O fascículo ainda traz mais 20 artigos, dentre os quais dois assinados por pesquisadores da ENSP. A edição de abril do CSP pode ser acessada aqui.
 
La mortalidad por armas de fuego en Argentina entre 1990 y 2008 é o título do artigo assinado pela pesquisadora do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Carelli (Claves/ENSP) Edinilsa Ramos em parceria com Marina Gabriela Zunino, do Instituto de Salud Colectiva, Universidad Nacional de Lanús, Lanús, Argentina.  O estudo se baseia em dados da Dirección de Estadística e Información en Salud, Ministerio de Salud y Ambiente, da Argentina, cujos dados demonstram mais de 358 mil mortes por causas externas no período de estudo. Entre essas mortes, 16,6% (59.339) foram por armas de fogo. 
 
Já no artigo Mortalidade em um ano de idosos após hospitalização por fratura decorrente de queda: comparação com idosos pareados da população, o pesquisador da ENSP Evandro Coutinho e as pesquisadoras Katia Vergetti Bloch e Claudia Medina Coeli, do Instituto de Saúde Coletiva da UFRJ, escrevem sobre as fraturas decorrentes de queda entre idosos como um sério problema de saúde pública. 
 
Para investigar o perfil de mortalidade de idosos que sofreram fraturas graves, 250 indivíduos, com 60 anos ou mais, hospitalizados devido a fraturas decorrentes de queda, e 250 idosos da população foram acompanhados por um ano. Segundo o artigo, doença cardíaca, pneumonia, sangramento digestivo, septicemia, embolia pulmonar, diabetes e AVE foram causas importantes de morte no ano que se seguiu à fratura.
 
CSP
 
A revista Cadernos de Saúde Pública está presente em todas as bases de informações bibliográficas relevantes pertinentes à área de saúde coletiva. Há dois anos, passou também a ter suas citações computadas pelo Journal Citation Reports (JCR), que compõe a ISI Web of Knowledge e tem como objetivo avaliar crítica e sistematicamente as revistas indexadas, com base em informações estatísticas geradas a partir de dados de citação feitas aos artigos publicados.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: O futuro do SUS em debate na edição de abril do CSP