Atividades na ENSP discutem globalização e suas tendências
Na quarta-feira (11/4) a ENSP sediará dois eventos que abordarão a saúde de forma global. No primeiro deles, durante a abertura do mestrado profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde (MPSG&DS), o cientista político e professor do Instituto de Economia da UFRJ, José Luis Fiori, falará sobre Mudanças e tendências do sistema mundial e a perspectiva brasileira, às 9h30, no salão internacional, com transmissão ao vivo. À tarde, em mais uma sessão do Centro de Estudos da ENSP, o tema a ser discutido será Crise, regionalização e globalização, em palestra ministrada pela economista do Institut d’Études Politiques da Universidade de Grenoble (França) Célia Himelfarb, às 14 horas, no salão internacional. Os dois eventos são abertos ao público e o Ceensp terá transmissão ao vivo pela internet no Portal ENSP.
A primeira atividade do dia será destinada aos alunos do MPSG&DS do Rio de Janeiro e de Brasília, no salão internacional da ENSP, aberta ao público e com transmissão ao vivo. O mestrado profissional é realizado com a colaboração da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e de várias outras instituições, internas e externas à Fiocruz. A coordenação do curso é da pesquisadora Célia Almeida, e seu objetivo é capacitar alunos para analisar e discutir relações entre a dinâmica do sistema mundial e seu impacto sobre a saúde das populações, em nível nacional e internacional, e também atuar nos âmbitos da saúde global e da diplomacia da saúde.

José Luís Fiori graduou-se em Sociologia e fez mestrado em Economia, pela Universidade do Chile, entre 1965 e 1973. Foi aluno de alguns dos principais autores da economia política estruturalista da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Doutorou-se em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e hoje é livre-docente e professor titular de Economia Política Internacional do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Crise, regionalização e globalização em debate
Às 14 horas, o Centro de Estudos será coordenado pela pesquisadora Jeni Vaitsman (DCS/ENSP), com palestra em espanhol da economista do Institut d’Études Politiques, da Universidade de Grenoble (França) Célia Himelfarb. Com o tema Crise, regionalização e globalização, a palestra será ministrada em espanhol e não haverá tradução simultânea. A atividade é aberta, não sendo necessária inscrição prévia. Além disso, a palestra será transmitida ao vivo no Portal ENSP.
Nenhum comentário para: Atividades na ENSP discutem globalização e suas tendências
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



