Busca do site
menu

ENSP seleciona entrevistadores para avaliação da Atenção Básica

ícone facebook
Publicado em:29/03/2012
Componente do terceiro eixo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), a Escola Nacional de Saúde Pública está recrutando entrevistadores para atuar nos municípios dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro (exceto a capital), Paraná e Tocantins, regiões em que a ENSP, em parceria com instituições locais, é responsável pelo processo de avaliação externa. O PMAQ busca assegurar maior acesso e qualidade nos serviços de atenção básica, de acordo com as necessidades concretas da população. As inscrições estão abertas até 30 de março e devem ser feitas aqui.
 
ENSP seleciona entrevistadores para avaliação da Atenção Básica
 
 
O PMAQ está organizado em quatro fases, que se complementam e conformam um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica. São elas: a adesão e contratualização (fase 1); desenvolvimento (fase 2); avaliação externa (fase 3); e recontratualização (fase 4). São atribuições do entrevistador da fase 3 realizar a observação e o registro das unidades básicas de saúde nos municípios dos estados acima citados; aplicar instrumento de coleta de dados junto aos profissionais das equipes de atenção básica e aos usuários nas unidades; enviar resultados coletados e elaborar relatórios do trabalho de campo.
 
 
Para participar da seleção de entrevistadores é necessário ter, preferencialmente, nível superior com experiência na área de saúde e coleta de dados primários, habilidade para utilizar computadores e recursos de conectividade, disponibilidade para viajar e boa capacidade de comunicação. De acordo com uma das responsáveis pelo projeto na ENSP, a pesquisadora Márcia Fausto, o trabalho, além de buscar um panorama nacional da atenção básica no País, possibilita a inclusão de novos alunos e alunos egressos e o desenvolvimento de teses e artigos na instituição.
 
 
“A ideia é aproveitar nossos alunos e ex-alunos nesse processo como supervisores, entrevistadores das equipes, pois é sempre uma experiência a mais ir a campo e conhecer a realidade do País. Participar desse processo tem um significado grande de informação e produção de estudos diante de todos os dados que iremos analisar. Será possível entender como funciona a Atenção Básica nas diferentes regiões, como os municípios se organizam, quais as ofertas. E isso pode gerar uma série de teses, dissertações e artigos que analisem os pontos fortes, fracos, a infraestrutura, além de fomentar políticas e caminhos de investimento na Atenção Básica do País”.
 
 
A seleção e treinamento ocorrerão no mês de abril e o início do trabalho de campo está previsto para o mês de maio, com duração de 3 a 5 meses. Para se inscrever, os candidatos devem preencher o formulário disponível aqui.

Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

ENSP seleciona entrevistadores para avaliação da Atenção Básica

3 comentários
MARCELO DE SOUZA RODRIGUES
04/04/2012 11:59
Bom dia, Realizei cadastro para o processo de seleção e gostaria de saber como e quando serei informado em relação ao resultado. Desde já agradeço. Marcelo
MARIA ELISA ANDRIES DOS REIS
03/04/2012 10:12
Roberto, o prazo foi encerrado no dia 30 de março e não será estendido. atenciosamente, editora do Informe ENSP
ROBERTO S JESUS
02/04/2012 19:07
Quero muito de participar deste processo de seleção, pena que soube somente hoje quando já havia encerrado as inscrições.