Informações: |
A valorização no cuidado, no sentido simples e amplo da palavra é a proposta do I Simpósio Internacional em Atenção Materno-Infantil, que ocorre na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o tema Por uma ética do cuidado.
O objetivo do encontro é capacitar profissionais graduados ligados às áreas da Saúde, e a finalidade é promover uma articulação entre a assistência à saúde materna e à infantil.
A celebração do simpósio é o resultado do desdobramento de dois anos acadêmicos do curso de pós-graduação em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil dedicados ao investimento, pesquisas e trabalhos acadêmicos.
A conferência de abertura será proferida pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares, em análise sobre o descuido do Estado com as redes sociais, uma das causas da violência no Rio de Janeiro.
Na segunda conferência, Carlos Alberto Plastino, cientista político e psicanalista, abordará mais amplamente o tema da ética, do cuidado e da cultura. Por fim, a última conferência contará com a presença de Claude Boukobza, coordenador do centro de acolhimento mãe-bebê do hospital St. Denis, em Paris.
Os temas das mesas – subjetivação, clínica, violência e descuido – serão desenvolvidos em torno dos dois eixos fundamentais: a ética e o cuidado. |