Informações: |
O Instituto de Medicina Social (IMS), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), promove o próximo Chá da Epidemiologia, que será realizado no auditório do Instituto (IMS), das 10 às 12h, no Bloco E da unidade.
O encontro terá dois temas em destaque. O primeiro a ser discutido será ‘Os sistemas Nacionais de informações em saúde’ proferido por, Jaques Levin, do departamento de informática (DATASUS) e doutorando do IMS.
O estudo “International Microdata Scoping Studies Project – Brazil”, recentemente efetuado, apresenta os principais sistemas de informações da área social no Brasil, na área de saúde, educação, economia, mercado de trabalho, moradia, transporte, crime e violência, e demografia. Na área de saúde, são destacadas as informações sob gestão do Sistema Estatístico Nacional, coordenado pelo IBGE, e do Sistema Único de Saúde, oferecendo um amplo painel do que está disponível e como pode ser obtido.
O segundo tema TABWIN + R + SQL será pronunciado por, Nilo Serpa, também do DATASUS. O Tabwin, tabulador desenvolvido pelo Datasus e muito difundido no SUS, tem incorporado ao longo dos últimos anos uma série de recursos sofisticados de pesquisa e análise de dados. Além de uma interface de conexão com bancos de dados, otimizada para a construção de queries em linguagem SQL, ele dispõe de consoles de operação em linguagem R por meio dos quais se torna relativamente simples obter estatísticas das tabulações executadas. Em tempos recentes, foram estabelecidas algumas iniciativas de disseminação do uso do Tabwin no SUS com a criação do TabLab, Laboratório Permanente de Tabwin+SQL+R, no intuito de capacitar usuários e gestores para aplicações mais especializadas da ferramenta.
|