Busca do site
menu

Notícias: Prêmios

232 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 27/10/2022 15:39:28
Os livros Covid-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde e Os Impactos Sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia, ambos organizados e editados pela Editora Fiocruz, estão entre os 10 finalistas da categoria Ciências da 64º edição Prêmio Jabuti, a maior premiação literária do Brasil. As obras contam com autoria de pesquisadores da ENSP, entre eles, Carlos Machado, Gustavo Côrrea Matta, Sergio Rego e Ester Paiva Souto. Lançados em 2021, os dois e-books integram a série ‘Informação para Ação na Covid-19’ e foram publicados em parceria com o Observatório Covid-19 Fiocruz, com apoio da plataforma SciELO Livros.
Notícia
Publicado em: 11/08/2022 11:52:20
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o Vereador Paulo Pinheiro e a Fundação Oswaldo Cruz convidam para a solenidade da entrega do Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto à Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, e entrega do título de cidadão benemérito à Hermano Castro, pesquisador da Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 01/07/2022 12:57:29
A pesquisadora da ENSP, Maria Helena Barros, recebeu nesta quarta-feira, 29 de junho, o Prêmio Emerj Mulheres do Ano 2022, dedicado as dez mulheres que mais se destacaram no cenário nacional nas mais diversas áreas de atuação profissional. Emocionada, Barros dedicou o prêmio à sua mãe e irmã e a todas as mulheres que lutam, acreditam no amor e tem esperança em um mundo melhor. As agraciadas pelo Prêmio foram representadas por suas madrinhas. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, citou o poema Com licença poética, de Adélia Prado, em referência a força e coragem de sua afilhada.
Notícia
Publicado em: 12/05/2022 13:00:13
Com profunda convicção na ciência e no potencial de desenvolvimento acadêmico científico e tecnológico da instituição, a Presidência da Fundação Oswaldo Cruz anuncia a sexta edição do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses e a quinta edição da Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional, iniciativas que valorizam a produção do conhecimento acadêmico em saúde. 
Notícia
Publicado em: 25/03/2022 09:01:22
A pesquisadora do Departamento de Endemias Samuel Pessoal (Densp/ENSP) Sheila Mendonça foi contemplada com a indicação para o Eve Cockburn Mentoship Award, da Paleopathology Association (PPA), outorgado para pessoas que se dedicam na formação de novos profissionais ao ensino e promoção da Paleopatologia. “Receber essa homenagem e reconhecimento da Paleopathology Association foi uma surpresa e, ao mesmo tempo, motivo de grande orgulho”, salientou a pesquisadora em entrevista para o Informe ENSP. 
Notícia
Publicado em: 21/09/2021 12:53:44
As alunas Maíra Domingues Bernardes Silva e Patricia de Oliveira da Silva Scaranni, do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP (PPGEPI/ENSP), receberam menção honrosa, na categoria Saúde Coletiva, no Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2021. Os trabalhos premiados analisaram o “Aleitamento materno na atenção neonatal e infantil de alta complexidade” e o “Consumo de alimentos ultraprocessados e seus efeitos sobre os lipídios plasmáticos e a pressão arterial”, respectivamente. Promovido pela A Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Vpeic/Fiocruz), a iniciativa reconhece teses de elevado valor para o avanço do campo da saúde nas diversas áreas temáticas de atuação da Fundação.
Notícia
Publicado em: 03/09/2021 09:07:55
Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima foi condecorada com o grau de Cavaleira da Ordem Nacional da Legião de Honra da França (Ordre National de la Légion d'Honneur). A honraria foi concedida em reconhecimento à atuação da presidente da Fundação nas áreas da Ciência e da Saúde, em particular pelas ações da instituição no enfrentamento da pandemia de Covid-19. A cerimônia, ocorrida na Praça Pasteur, no campus de Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro, foi restrita a poucos convidados, que seguiram protocolos de distanciamento social. 
Notícia
Publicado em: 22/07/2021 22:42:42
A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, receberá a alta condecoração francesa, o grau de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra, em reconhecimento à sua atuação no mundo da ciência e da saúde, em particular no enfrentamento da pandemia de Covid-19. A comenda foi instituída em 1802 por Napoleão Bonaparte e é a mais alta distinção da França, concedida pelo chefe de Estado a personalidades que se destacam por suas atividades no cenário global. 
Notícia
Publicado em: 19/05/2021 14:53:09
Pneumologista e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Margareth Dalcolmo foi agraciada nesta quarta-feira, dia 19 de maio, com o prêmio Nise da Silveira. Oferecido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher, a homenagem é um reconhecimento às “mulheres que abrem espaço para o amanhã” realizando diferentes esforços para salvar vidas, barrar o contágio e proteger os seus territórios durante a pandemia de Covid-19. O prêmio foi entregue pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e pela secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade.
Notícia
Publicado em: 21/12/2020 12:01:16
O programa Unidos Contra a Covid-19 recebeu o Prêmio ABCR Doação Solutions 2020 na categoria Melhor Iniciativa de Captação de Recursos. Neste ano, a premiação abordou ações realizadas durante o período da pandemia de coronavírus, tendo projetos inscritos de todas as regiões do país, e 53 cidades diferentes. A iniciativa lançada pela Fiocruz, em abril de 2020, recebeu doações de indivíduos e organizações públicas e privadas interessadas em contribuir com ações de combate à pandemia de Covid-19.
Notícia
Publicado em: 16/12/2020 14:07:05
A pesquisadora Maria Helena Barros, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), será agraciada com o I Prêmio Emerj Direitos Humanos, concedido pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. A condecoração é inédita e expressa reconhecimento e gratidão àqueles que se destacaram, no ano de 2020, pela defesa dos Direitos Humanos. A solenidade virtual acontecerá dia 17 de dezembro, às 17h.
Notícia
Publicado em: 10/12/2020 17:28:45
A pesquisadora Maria Helena Barros, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), será agraciada com o I Prêmio Emerj Direitos Humanos, concedido pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. A condecoração é inédita e expressa reconhecimento e gratidão àqueles que se destacaram, no ano de 2020, pela defesa dos Direitos Humanos. A solenidade virtual acontecerá dia 17 de dezembro, às 17h. Neste 10 de dezembro, data de celebração dos 72 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a indicação representa o compromisso e a responsabilidade da Fiocruz com a população brasileira na perspectiva dos Direitos Humanos e Saúde.
Notícia
Publicado em: 29/09/2020 14:00:05
O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) — uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar — prorrogou as inscrições para o X Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar. 
Notícia
Publicado em: 01/09/2020 12:25:37
No encerramento das comemorações do centenário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a presidente da Fiocruz Nísia Trindade Lima e o compositor Noca da Portela foram homenageados em cerimônia virtual realizada na noite desta terça-feira (8/9). A presidente recebeu o título de professora honoris causa e o compositor, de doutor honoris causa, por decisão unânime e por aclamação do órgão máximo da instituição, o Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ.
Notícia
Publicado em: 27/02/2020 16:01:24
A antropóloga e docente do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Debora Diniz, ligada à Unidade de Brasília (UnB), acaba de ganhar o prêmio internacional Dan David Prize na categoria Igualdade de Gênero. A iniciativa, que existe desde 2001, reconhece pesquisas interdisciplinares que quebram paradigmas e fronteiras em sua área, promovendo impacto social e cultural. Por uma rede social, a ativista afirmou estar muito emocionada com a honraria e ressaltou o fato de ser a segunda mulher da América Latina a receber este importante prêmio acadêmico.