Notícias: APPEnsp
3.128 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 08/02/2019 13:38:10
O pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública, coordenador do Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde (NEEPES/ENSP/Fiocruz), Marcelo Firpo, assinou artigo publicado na edição de quinta-feira, 7 de fevereiro, do Jornal do Brasil. O pesquisador destaca que o trágico desafio é o da democracia e da ética. Segundo ele, a lama que corre reflete injustiças históricas que nos impedem alcançar outras justiças, como a social, a sanitária, a ambiental e a cognitiva.
Notícia
Publicado em: 08/02/2019 11:54:50
O ano é 2018. O ser humano já viajou ao espaço, já pode se comunicar com qualquer lugar do mundo em tempo real, fabrica robôs, produz vacinas, desvendou o genoma humano, erradicou doenças. Fez o inimaginável, aprendeu o incompreensível. O ano é 2018. O homem voou alto, mas ainda precisa pôr em prática um dos mais básicos princípios da humanidade: o respeito à diversidade.
Notícia
Publicado em: 08/02/2019 09:04:36
O desastre ambiental em Brumadinho fez emergir a discussão sobre a segurança do trabalhador e a reforma trabalhista. Após o rompimento das três barragens na Mina do Córrego do Feijão, essa falha administrativa da Vale passa a ser o maior acidente de trabalho da história do Brasil. Dois anos depois do colapso ambiental em Mariana, nem os governos brasileiros nem as empresas implementaram medidas para evitar que a história se repetisse como tragédia.
Notícia
Publicado em: 07/02/2019 13:28:21
Está disponível em vídeo, no Canal da ENSP, no Youtube, a íntegra do debate Desastre da Vale em Brumadinho - MG. Na terça-feira, 5 de fevereiro, foi apresentado estudo realizado pela Fiocruz, que avaliou os impactos imediatos do desastre da mineradora Vale em Brumadinho. A pesquisa alerta para a possibilidade de surtos de doenças infecciosas, mudanças no bioma e agravamento de problemas crônicos de saúde, como hipertensão, diabetes e doenças mentais.
Notícia
Publicado em: 07/02/2019 13:02:30
A Fiocruz divulgou, na terça-feira (5/2), um estudo que alerta para os impactos, causados à população, do desastre da mineradora Vale do Rio Doce em Brumadinho (MG). O estudo foi divulgado em um debate que contou com a presença dos pesquisadores responsáveis pelo trabalho. Entre os riscos estão a possibilidade de surtos de enfermidades, mudanças no bioma e agravamento de problemas crônicos de saúde, como hipertensão, diabetes e doenças mentais.
Notícia
Publicado em: 07/02/2019 11:31:50
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o quinto país mais perigoso do mundo para o sexo feminino. Além do feminicídio - quando a mulher é assassinada por ser mulher -, ocorrem outros tipos de violência: a doméstica, a sexual (estupro), a psicológica e o assédio moral e/ou sexual.
Notícia
Publicado em: 06/02/2019 15:16:05
A Fiocruz vai celebrar o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência com uma roda de conversa com a participação de diversas pesquisadoras da instituição. O evento acontecerá no dia 11 de fevereiro, a partir das 9 horas, no auditório do Museu da Vida. A comemoração da data marca o compromisso da Fundação com a promoção da equidade de gênero na Ciência, em consonância com as diretrizes institucionais e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030.
Notícia
Publicado em: 06/02/2019 14:57:17
Na terça-feira, 5 de fevereiro, o jornal 'O Globo' noticiou a morte do pequeno Ângelo Miguel de Oliveira Monteiro de Matos, de 3 anos. A notícia traz à tona uma doença insidiosa e velha conhecida da saúde pública brasileira: a leishmaniose visceral. A criança começou a apresentar sintomas de incômodo abdominal e febre alta no início de janeiro. A mãe Meirielem de Oliveira procurou atendimento médico, que não levantou a hipótese da doença.
Notícia
Publicado em: 06/02/2019 11:50:01
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas, voltou a recomendar que os viajantes internacionais sejam orientados sobre a importância de se vacinarem contra a febre amarela ao menos 10 dias antes de se deslocarem para áreas onde o vírus causador da doença circula.
Notícia
Publicado em: 05/02/2019 16:03:36
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) segue com inscrições abertas para cursos lato sensu. Especialização, atualização, aperfeiçoamento são algumas das modalidades oferecidas. Acesse a Plataforma SigaLS e confira os cursos que seguem com inscrições abertas. Confira, abaixo, a lista de cursos disponíveis.
Notícia
Publicado em: 05/02/2019 15:26:05
Janeiro foi "um mês de extremos" climáticos, afirmou na sexta-feira (1/2) a Organização Meteorológica Mundial (OMM), com recordes de frio e calor em diferentes partes do mundo. Na América do Norte, Europa e Oriente Médio, um inverno rigoroso levou a picos de precipitação de neve, ao passo que, na América do Sul e na Austrália, os termômetros ultrapassaram os 40 °C em regiões pouco habituadas a temperaturas tão altas.
Notícia
Publicado em: 05/02/2019 15:08:19
A participação social para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) foi um dos temas de destaque da 313ª reunião ordinária do Conselho Nacional da Saúde (CNS), realizada na sexta-feira (1/2), em Brasília. Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, discursou a membros da entidade que representam diversos setores da sociedade. Na ocasião, dividiu a mesa com o presidente Fernando Zasso Pigatto e os conselheiros Jurandi Frutuoso Silva e Elaine Pelaez, bem como com o coordenador de Sistemas e Serviços de Saúde da Opas/OMS no Brasil, Renato Tasca.
Notícia
Publicado em: 05/02/2019 13:06:47
A cada ano, em todo o Brasil, o trânsito mata cerca de 40 mil pessoas. Estima-se que, para cada morte relacionada ao tráfego, sete vítimas permanecem em UTI. “O custo é imenso tanto pelas vidas perdidas quanto pelo impacto no sistema de saúde”, disse Ednilsa Ramos, pesquisadora da ENSP, à matéria de capa da revista Radis de fevereiro.
Notícia
Publicado em: 04/02/2019 15:31:10
Os telhados ecológicos, também reconhecidos como "telhados verdes" podem reduzir temperaturas dos ambientes em que são instalados. Nesse tipo de situação, as plantas fazem a primeira barreira do sol, as folhas e caules criam espaço para circulação de ar e o verde minimza a troca términca da casa com o ambiente. A afirmativa é do pesquisador Renato Castiglia Feitosa, da ENSP, em entrevista ao programa Globonews em Pauta, em janeiro deste ano.
Notícia
Publicado em: 04/02/2019 14:28:55
A poluição relacionada ao tráfego é um grande problema nos centros urbanos, e uma grande parcela da população fica vulnerável aos seus efeitos à saúde. Um artigo publicado no Cadernos de Saúde Pública identificou potencial associação entre as internações hospitalares por câncer do aparelho respiratório com a densidade de tráfego veicular no município São Paulo. A pertinência do tema decorre neste Dia Mundial de Combate ao Câncer.