Busca do site
menu

Notícias: APPEnsp

3.128 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 30/10/2017 12:52:34
Em tempos de comunicação rápida, memes virais e mensagens que duram alguns segundos e são esquecidas no momento seguinte, não é fácil falar de assuntos complexos, incômodos e que exigem reflexão. É assim com a tuberculose. O que parece doença do passado ou 'do outro' é de uma gravidade alarmante e que não poupa suas vítimas. A tuberculose está entre as doenças negligenciadas, mas o que temos visto já não é mais negligência, é crime. E é um crime que ocorre de forma assustadora no nosso estado. O Rio de Janeiro é o campeão nacional de mortes causadas pela doença, com média de um óbito diário. Há registros de casos em todas as classes, mas é entre os mais pobres que a tuberculose causa mais vítimas. E é na população carcerária que o descaso com a enfermidade tem se revelado mais aparente. Os presídios são 'fábricas de tuberculose', que põem em risco todos os que circulam pelo sistema internos, agentes, familiares. E é bom lembrar que a epidemia nessas unidades acaba sendo transmitida para a população em geral, já que a tuberculose não respeita muros ou classe social.
Notícia
Publicado em: 30/10/2017 12:43:11
José Luís Zêzere, professor da Universidade de Lisboa e Simone Oliveira, pesquisadora da ENSP, falam sobre a realização do Curso Internacional Desastres, Ordenamento do Território e Vulnerabilidades Socioambientais, que ocorreu na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) entre os dias 25 e 27 de outubro.
Notícia
Publicado em: 27/10/2017 14:38:57
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoveu, no âmbito do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador, a aula aberta Trabalho, saúde e subjetividade no contexto da indústria petrolífera da Bacia de Campos - Rio de Janeiro. A aula, realizada em 17 de outubro, foi proferida pelo professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), Marcelo Figueiredo. O vídeo está disponível na íntegra no Canal da ENSP no Youtube. Confira!
Notícia
Publicado em: 27/10/2017 13:53:52
A sociedade brasileira vive a fase aguda da uma crise não só econômica e política, mas também de valores. Cresce à nossa volta a intolerância, a desinformação e a circulação de soluções prontas, oferecidas, sobretudo, por aqueles que tiram proveito dos anseios de uma população insatisfeita. Em momentos como esse, o servidor público costuma ser colocado na berlinda, apontado como responsável pelas crises e tendo seus direitos ameaçados.
Notícia
Publicado em: 27/10/2017 13:07:47
No dia 31 de outubro, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública Cuidados Paliativos e Câncer: uma questão de Direitos Humanos, Saúde e Cidadania, por Ernani Costa Mendes, a partir das 13h30, na sala 402 do prédio da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 26/10/2017 15:53:10
No dia 30 de outubro, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública As políticas públicas de álcool e outras drogas no Brasil: uma análise da construção política de 1990 a 2015, por Aline Gabriela Simon Neves, a partir das 13h30, na sala 718 do prédio da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 26/10/2017 15:27:43
O site do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018) está no ar e já estão abertas as inscrições e a submissão de envio de trabalhos. Para Gastão Wagner, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) - organizadora do evento , o Abrascão 2018 acontecerá num momento muito particular da história do Brasil: um contexto difícil. "Direitos, liberdade, democracia, Universidade Pública e o Sistema Único de Saúde estão submetidos a ataques cerrados. O principal recurso à nossa disposição para organizarmos a resistência e impedir retrocessos à liberdade e aos direitos sociais somos nós mesmos. O Abrascão 2018 é um dos meios pelos quais podemos ecoar nossa voz", defendeu ele. 
Notícia
Publicado em: 26/10/2017 13:31:54
A audiência pública para discutir os desafios e limites da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, realizada nesta terça-feira (24/10), na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, foi acompanhada de perto pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), representada pelo presidente de honra da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Paulo Amarante. Criada pela Lei nº 10.216/2001, a política é um marco na proteção e na defesa dos direitos humanos, ao consolidar modelo humanizado de atenção à saúde mental, priorizando reabilitação psicossocial e a reinserção social das pessoas em sofrimento psíquico ou dependência química.  
Notícia
Publicado em: 25/10/2017 15:09:36
O trabalho "Estudo situacional dos idosos dependentes que residem com suas famílias visando a subsidiar uma política de atenção e de apoio aos cuidadores", de autoria da pesquisadora Maria Cecília de Souza Minayo, coordenadora científica do departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli da ENSP/Fiocruz, foi premiado na 4ª edição do Prêmio Pesquisa em Longevidade Bradesco Seguros. Primeiro lugar na categoria Gerontologia, o trabalho tem a finalidade de analisar estratégias de cuidados utilizadas pelas famílias para lidar com os idosos com dependência física, mental, cognitiva e social no âmbito familiar. A cerimônia de premiação aconteceu dia 18/10, durante o XII Fórum da Longevidade Bradesco Seguros.  
Notícia
Publicado em: 25/10/2017 12:50:43
Com a previsão de que o orçamento municipal de 2018 seja discutido pelos vereadores nesta quinta-feira, 26 de de outubro, o Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed) anunciou uma paralisação seguida de greve para pressionar as autoridades contra cortes que já vêm afetando a rede muncipal e podem levar a seu colapso no ano que vem. Entre as reinvidicações dos médicos, está a recomposição imediata do orçamento de 2018, com revisão da proposta enviada à câmara pelo prefeito Marcelo Crivella e revisão das mais de 180 demissões ocorridas só em outubro na atenção básica.
Notícia
Publicado em: 24/10/2017 17:21:18
Nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2017, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) sediará o Seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: Causas, Consequências e Alternativas. O objetivo do evento é contribuir para o conhecimento e ações sobre as causas e os riscos do atual modelo de doença da psiquiatria na abordagem do sofrimento psíquico, as interfaces com o processo de produção e consumo de drogas psiquiátricas, assim como a construção de alternativas terapêuticas na atenção psicossocial. A abertura está marcada para as 9h, no auditório térreo da ENSP. As pré-inscrições estão encerradas. O seminário emitirá certificado, terá transmissão on-line e será gravado pelo Núcleo Audiovisual da CCI/ENSP.
Notícia
Publicado em: 24/10/2017 16:28:34
O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP debateu um tema de extrema importância para aqueles que se dedicam às questões de educação e sua interface com a violência nas escolas brasileiras. Caracterização e Prevenção da Violência nas Escolas foi o tema da sessão do Ceensp, realizada em 20 de setembro na ENSP. Sob a coordenação da pesquisadora do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), Patrícia Constantino, a atividade contou com a participação de Marilena Ristum, da Universidade Federal da Bahia, Flaviany Ribeiro, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e Leonardo Bueno, da Assessoria de Cooperação Social da Fiocruz. Confira, no Canal da ENSP no Youtube, as apresentações na íntegra.   
Notícia
Publicado em: 24/10/2017 14:55:16
O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP) está com inscrições abertas para o Curso de Atualização Justiça Ambiental, ocupação do espaço, determinantes sociais e saúde. O objetivo do curso é propiciar ao aluno conhecimentos na área ambiental vinculando-o ao direito à saúde, além de disponibilizar conhecimentos sobre a legislação ambiental e sua interface com a legislação sanitária e fornecer noções básicas sobre Educação Ambiental, evidenciando sua importância, princípios, objetivos e estratégias para a execução das ações do agente de saúde pública. Os interessados devem se inscrever através do e-mail dihs@ensp.fiocruz.br, no horário das 8 às 17 horas.   
Notícia
Publicado em: 24/10/2017 14:52:11
As Parcerias Público-Privadas (PPP) deverão desempenhar um papel cada vez mais relevante nos próximos anos, despontando como uma importante alternativa de financiamento de projetos e de infraestrutura no cenário de serviços públicos. Mas, para a Saúde Pública, as PPP nem sempre são uma boa alternativa, uma vez que pode haver distorção da agenda que define as necessidades da saúde, favorecendo os interesses das empresas. Essa é a posição adotada pelos pesquisadores da ENSP Vera Luiza da Costa e Silva, Silvana Rubano Barretto Turci, Ana Paula Natividade de Oliveira e Ana Paula Richter em artigo publicado pela revista Cadernos de Saúde Pública. Segundo o trabalho acadêmico, os órgãos públicos podem se beneficiar da colaboração com o setor privado em áreas em que há falta de especialização, tais como desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, mesmo assim, os papéis de cada instituição devem ser bem definidos, para que não haja conflito de interesses.
Notícia
Publicado em: 24/10/2017 12:40:32
A Conferência Livre de Vigilância em Saúde Fiocruz - Direito, conquista e defesa de um SUS público e de qualidade, realizada no Museu da Vida, em Manguinhos (RJ), marcou a preparação da instituição para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), que acontecerá em novembro, em Brasília. O evento foi aberto pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade de Lima, que ressaltou a importância de mobilizar os diferentes saberes e práticas da Fiocruz para o encontro. "É muito rico ter uma conferência que converge tantas áreas da Fundação. Isso permite que trabalhemos essa agenda ampla em vários campos do conhecimento e a minha expectativa é que tenhamos uma contribuição muito forte", afirmou Nísia.