Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.784 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 08/02/2013 08:48:20
De 8 de abril até 6 de junho, estarão abertas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento em Alimentação e Cultura, que será coordenado pelas pesquisadoras Denise Cavalcante de Barros (ENSP/Fiocruz) e Denise Oliveira e Silva (Fiocruz Brasília). O curso tem o objetivo de capacitar profissionais de saúde para o entendimento dos significados dos aspectos socioculturais da saúde, especialmente os relacionados à alimentação e nutrição, na perspectiva de contribuir para o exercício de uma prática humanizada com vistas à promoção da alimentação saudável e nutrição adequada. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Siga Lato Sensu da Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 07/02/2013 11:30:09
O pesquisador da ENSP Ricardo Ventura Santos é o novo coordenador do GT de Demografia dos Povos Indígenas da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep) para a gestão 2013-2014. A coordenadora adjunta é a pesquisadora Taciana Vitti, da Unicamp. Criado em 2002, o grupo reúne demógrafos e antropólogos interessados em estudar a articulação entre os processos demográficos e as características socioculturais das sociedades indígenas. Desse modo, o GT pretende diminuir a lacuna existente nesse campo de estudos no país. No contexto das Américas, o Brasil apresenta perfil particular no tocante à presença indígena: no país vivem aproximadamente 230 etnias, uma das maiores sociodiversidades do continente, ao passo que a porcentagem de indígenas em relação à população total é uma das mais baixas (menos de 1%).
Notícia
Publicado em: 07/02/2013 11:11:11
A pesquisadora da ENSP Sandra Hacon concedeu entrevista ao jornal O Documento, de Cuiabá (MT), sobre pesquisa que analisa como a pobreza e a falta de saneamento básico e água tratada aumentam em até cinco vezes o risco de morte por diarreia em crianças menores de 1 ano. Sandra, que fez parte da banca de avaliação do estudo, destaca a importância do trabalho "como científico e técnico para nortear as ações de políticas públicas".
Notícia
Publicado em: 07/02/2013 10:57:08
No dia 19 de fevereiro, apresentação da dissertação de mestrado profissional em  Epidemiologia em Saúde Pública Perfil dos atendimentos nos Postos de Primeiros Socorros dos aeroportos internacionais de cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, por Noemi Melo Cabral, às 9 horas, na sala 404 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 07/02/2013 10:47:13
Está no ar o site do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, o CBCSHS 2013. Com o tema Circulação e diálogo entre saberes e práticas no campo da saúde coletiva, o evento da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com o Instituto de Medicina Social (IMS), deve reunir cerca de 3 mil pessoas, entre pesquisadores, docentes e estudantes de pós-graduação e graduação das áreas de ciências sociais e humanas voltadas para a saúde, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), de 14 a 17 de novembro.
Notícia
Publicado em: 07/02/2013 10:42:42
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o novo edital do programa de cooperação internacional com Cuba, Capes/MES-Cuba-Docentes. As inscrições pelo site da Capes podem ser feitas até 24 de fevereiro. O edital Capes/MES-Cuba Docentes concederá até 20 bolsas de estudos no Brasil para docentes cubanos, nas modalidades de doutorado-sanduíche e de pós-doutorado em todas as áreas de conhecimento.
Notícia
Publicado em: 07/02/2013 10:36:16
Em 2012, a ENSP ultrapassou a marca de 200 defesas de mestrado e doutorado. Os trabalhos defendidos nos quatro programas - Saúde Pública; Saúde Pública e Meio Ambiente; Epidemiologia em Saúde Pública; e Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - contabilizaram 211 teses e dissertações. Em destaque, o crescimento das defesas no mestrado profissional (MP) da Escola. "É bastante significativo que, no ano de 2012, 42% das defesas de dissertações sejam no MP. Assim, a formação nessa modalidade está ocorrendo em tempo bastante adequado aos projetos que a originaram e com pouca perda de alunos. Embora a maior demanda tenha sido para área de Saúde Pública, os demais programas seguem credenciados para oferecer a modalidade neste triênio", reconheceu a vice-diretora de Pós-Graduação da ENSP, Maria Helena Mendonça.
Notícia
Publicado em: 07/02/2013 10:19:50
No dia 18 de fevereiro, apresentação da dissertação de mestrado profissional em Saúde Pública O envolvimento do público no processo de ATS: experiências mundiais e propostas para o Brasil, por Aline Silveira Silva, às 14 horas, na sala 406 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 07/02/2013 10:15:20
O Laboratório de Prácticas Innovadoras en Polimedicación y Salud, organização pública espanhola ligada a uma fundação pública para a formação de profissionais de saúde da região autônoma de Estremadura, está promovendo um festival de curtas-metragens com o tema Polimedicação e saúde.
Notícia
Publicado em: 06/02/2013 11:52:08
A pesquisadora Maria do Carmo Leal, do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da ENSP, participará da conferência inaugural do curso de Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil (Aismi) da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na ocasião, Maria do Carmo, que é a coordenadora do projeto Nascer no Brasil – Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento, apresentará a pesquisa. A atividade, aberta ao público, será realizada no Auditório Nobre da UFRJ, dia 13 de março, às 10 horas. O projeto estuda as condições de parto e nascimento no Brasil por meio de um inquérito com 24 mil puérperas em todo o país.
Notícia
Publicado em: 06/02/2013 11:13:42
O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto d’Ávila, acredita que somente a criação de uma carreira de Estado para o médico no Sistema Único de Saúde (SUS) e uma política de interiorização da assistência em saúde garantem a fixação de profissionais nas áreas de difícil provimento. Ele considerou os critérios do Ministério da Educação (MEC) para a abertura de novos cursos de medicina insuficientes para resolver o problema da desigualdade na distribuição de médicos pelo país.
Notícia
Publicado em: 06/02/2013 11:10:04
A partir de agora, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) poderá acessar as informações sobre o atendimento que recebeu nas unidades públicas por meio do Portal de Saúde do Cidadão. O novo portal foi lançado na última terça-feira (5/2) pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha. No Portal, serão registradas informações a respeito de internações, atendimentos ambulatoriais de alta complexidade e cirurgias - dados de divulgação restrita aos pacientes, que poderão liberá-los a médicos que os estejam acompanhando.
Notícia
Publicado em: 06/02/2013 10:48:28
Com o título 10° Abrascão - Desenvolvimento e equidade caminham juntos, já está disponível a versão on-line da revista Radis, edição n° 125, de fevereiro de 2013. A reportagem de capa, intitulada "Não há riqueza sem saúde", discute as seguintes questões: qual desenvolvimento para qual saúde? De onde e de quem partem as demandas em saúde, ciência e tecnologia? Como sair da servidão ao mercado e trazer o foco da agenda para as demandas da sociedade? Como atender a essas demandas sem recursos suficientes? Essas questões movimentaram os debates do congresso realizado em Porto Alegre, de 14 a 18 de novembro de 2012.
Notícia
Publicado em: 06/02/2013 08:57:39
Em 18 de fevereiro, apresentação da dissertação de mestrado profissional em Saúde Pública O Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia no Instituto Nacional de Câncer: limites e possibilidades frente às políticas de inovação em saúde, por William de Oliveira Avellar, na sala 404 da ENSP, a partir das 10 horas.
Notícia
Publicado em: 05/02/2013 12:50:20
O câncer de mama, o segundo mais frequente no mundo, é o de maior incidência entre as mulheres e responde por 22% dos novos casos anuais. Se diagnosticado e tratado a tempo, o prognóstico é relativamente bom. No Dia Nacional da Mamografia (5/2), números do Ministério da Saúde revelam que, no primeiro semestre de 2012, mais de 1 milhão de mulheres entre 50 e 69 anos fizeram o exame por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso representou um aumento de 41% em comparação ao mesmo período de 2010. Apesar dos avanços, pesquisas realizadas na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) apontam a renda familiar per capita e a idade das mulheres como obstáculos para a realização da mamografia.