Busca do site
menu

CSEGSF e DSSA promovem oficina artesanal com materiais reciclaveis em 5/10

ícone facebook
Publicado em:02/10/2015
CSEGSF e DSSA promovem oficina artesanal com materiais reciclaveis em 5/10O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental promoverão, no dia 5 de outubro, uma oficina artesanal com materias recicláveis, na sala de espera do Centro de Saúde. De acordo com a coordenadora do projeto, Inês Reis, este semestre serão incluídas na atividade, rodas de conversas específicas sobre determinados temas. As oficinas acontecem a cada quinze dias, sempre às segundas-feiras, das 9h às 11h. Em cada uma delas se produz um objeto diferente com o uso de materiais recicláveis.

Entre os produtos desenvolvidos nas oficinas estão: porta-retratos, sacolas, bolsas, carteiras, porta trecos, descanso de prato, enfeites, bloco de papel, entre outros. Os usuários que tem interesse em participar das oficinas podem trazer objetos limpos como jornais, garrafas pet, caixas de leite e de suco, retalhos de tecido e de elástico, e papel de presente.

As práticas estão vinculadas a ações de ensino e pesquisa que pertencem ao Projeto de Pesquisa intitulado O Fortalecimento de Espaço Público de Saúde: avanços e desafios de práticas realizadas na sala de espera do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

O projeto possui uma equipe multidisciplinar, inclusive envolvendo alunos, sendo: Inês Reis (CSEGSF/Naecos e coordenadora do projeto), Natanael dos Santos (DSSA - coordenador das oficinas artesanais), Idenalva Lima (CSEGSF), Gilberto Reis (CSEGSF/Naecos), Luciana Eugênio (ACS - Estratégia da Saúde da Família), Mirian Sena (CSEGSF), Beatriz Oliveira (estagiária do Provoc), Eliane Vianna (CSEGSF), Maria de Fátima Tavares (DAPS), Annibal Amorim (Vice Presidência) e Mônica Senna (UFF).

As oficinas têm como principais objetivos incentivar o desenvolvimento de habilidades pessoais, o exercício da autonomia e da participação social, além de valorizar o cuidado ambiental e a economia doméstica, e contribuir para a reorientação do serviço, a partir de práticas que busquem os referenciais da promoção da saúde.

Programação das oficinas de artesanato com materiais reciclaveis:

5/10- Bandeja com forma de pizza - Conversa sobre relações de gênero e a mulher
19/10- Brinquedo vai e vem - Conversa sobre importância de brincar
26/10- Pote de jornal - Conversa sobre cuidado com o lixo/resíduo sólido
09/11- Porta- treco - Conversa sobre acidentes domésticos
16/11- Colar de revista - Conversa sobre violência contra mulher
23/11- Boneca Abayomi - Conversa sobre preconceito racial
30/11- Flores de garrafa pet - Conversa sobre relação médico-paciente
07/12- Guirlanda de caixa de ovo - Conversa sobre importância de conversar
14/12- Árvore de Natal - Conversa sobre respeito a diversidade
EXPOSIÇÃO ECOARTESANAL


Nenhum comentário para: CSEGSF e DSSA promovem oficina artesanal com materiais reciclaveis em 5/10