Busca do site
menu

Terrapia propõe alimentação de baixo custo

ícone facebook
Publicado em:20/08/2013

Terrapia propõe alimentação de baixo custoVocê sabia que é possível preparar um almoço com apenas R$2,00 reais? A Associação Terrapia Alimentação Viva na Promoção da Saúde e Ambiente mostra que uma boa refeição pode ser feita com baixo custo e ingredientes acessíveis. "As pessoas acham que a alimentação viva é cara por levar ingredientes mais custosos, como nozes e castanhas. Hoje, estamos mostrando que todos podem preparar um almoço saudável com esse valor”, explica a coordenadora e educadora da Associação, Cynthia Brant. No dia 19/8, cada participante levou legumes e/ou sementes germinadas e colocou a mão na massa a fim de preparar os pratos.

A preparação começa com os alimentos sendo colocados sobre a mesa para serem avaliados. As sementes precisam estar germinadas, e os legumes e verduras devem ser, de preferência, recém-colhidos para manter a maior vitalidade possível. A partir dessa seleção, é definido o cardápio. Não é necessário o uso de fogão ou geladeira. Tudo é feito manualmente, exceto pelo uso do liquidificador, que ajuda a moer alguns legumes para a preparação de molhos. Mesmo sem aquecer os alimentos, alguns pratos são classificados como “amornados”, quando feitos sob o sol. Depois, vem o cuidado com a apresentação. A decoração fica por conta da mistura de cores de verduras, legumes e flores, colhidas na hora.

Antes de comer, os participantes fazem um círculo ao redor da mesa e cantam uma música em tupi-guarani, cuja letra ‘Tembiu porã, aguijeveté’ (Alimento lindo, gratidão) refere-se ao agradecimento à natureza pelo alimento da terra.

Sobre o Terrapia

Há 16 anos, o Terrapia, idealizado pela médica ambientalista Maria Luiza Branco, tem a missão de fortalecer hábitos saudáveis de vida por meio da alimentação viva e a interação com o meio ambiente, orientando na produção doméstica de sementes germinadas e brotos e auxiliando para o desenvolvimento de habilidades da Culinária Viva.
 

Terrapia propõe alimentação de baixo custo


Para quem não sabe como germinar as sementes, os orientadores ensinam como é feito o processo, às segundas-feiras, das 9h30 às 11h, e preparam com os frequentadores o suco de clorofila. Para participar, os interessados devem levar duas maçãs e algumas folhas verdes. O Terrapia fica em frente ao Canal Saúde no campus da Fiocruz, na Rua Leopoldo Bulhões 1.480, Manguinhos.



Terrapia propõe alimentação de baixo custo

1 comentários
AMANDA FIGUEIREDO DE SÁ
21/08/2013 14:16
Sensacional essa alimentação nutritiva, fresca e de baixo custo, pode ser a saída para atender uma boa camada da população precisando para isso a sua divulgação e ensinamento para o preparo. Parabéns!!!