Busca do site
menu

'Palavras no caminho' homenageia Bispo do Rosário

ícone facebook
Publicado em:05/08/2013

No dia 1º/8, foi lançado o livro Arthur Bispo do Rosário: arte além da loucura, do crítico de artes Frederico Morais, organizado pela psicanalista e curadora de artes visuais Flavia Corpas. Por conta disso, o 'Palavras no caminho' desta semana faz uma homenagem a esse artista plástico brasileiro.

Arthur Bispo do Rosário nasceu em Japaratuba (SE), em 1911, e morreu no Rio de Janeiro, em 1989. Em 1925, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na Marinha Brasileira e na companhia de eletricidade Light. Em 1938, após um delírio místico, apresentou-se a um mosteiro que o enviou para o Hospital dos Alienados na Praia Vermelha. Diagnosticado como esquizofrênico-paranoico, foi internado na Colônia Juliano Moreira, no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Entre 1940 e 1960, alternou momentos no hospício e períodos em que exerceu alguns ofícios em residências cariocas. No começo da década de 1960, trabalhou na Clínica Pediátrica Amiu, onde viveu em um quartinho no sótão. Nesse local, iniciou seus trabalhos, realizando, com materiais rudimentares, diversas miniaturas, como navios de guerra ou automóveis, e vários bordados. Em 1964, regressou à Colônia, onde permaneceu até sua morte. Criou por volta de mil peças com objetos do cotidiano, como roupas e lençóis bordados. Em 1980, uma matéria de Samuel Wainer Filho para o programa Fantástico, da TV Globo, revelou a produção de Bispo. Dois anos depois, o crítico de arte Frederico Morais incluiu suas obras na exposição À margem da vida, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ).

O artista tem sido enfocado em filmes de curta e média-metragens; em livros, como Arthur Bispo do Rosário: o senhor do labirinto, de Luciana Hidalgo; e, ainda, em peças teatrais. Em 1989, foi fundada a Associação dos Artistas da Colônia Juliano Moreira, que visa à preservação de sua obra, tombada em 1992 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac). Sua produção está reunida no Museu Bispo do Rosário, denominado anteriormente Museu Nise da Silveira, localizado na antiga Colônia Juliano Moreira.
 

'Palavras no caminho' homenageia Bispo do Rosário

 



Nenhum comentário para: 'Palavras no caminho' homenageia Bispo do Rosário