Busca do site
menu

ENSP recebe reconhecimento da Opas em cerimônia de homenagens aos trabalhadores

ícone facebook
Publicado em:06/09/2024

A emoção tomou conta do auditório da ENSP na manhã de quarta-feira (4/9), na cerimônia de homenagem aos departamentos e trabalhadores e trabalhadoras cuja dedicação e talento marcaram a história da Escola. Durante o evento a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) fez uma homenagem surpresa à ENSP em reconhecimento a sua colaboração ao longo das últimas décadas. O diretor da ENSP, Marco Menezes, recebeu a homenagem da representante da Opas no Brasil, e reforçou o compromisso da Escola em busca da ciência a favor e para a vida, e da ciência à serviço da saúde. 

“São 70 anos de história de luta pela saúde, pelo direito dos nossos povos e das pessoas em situação de vulnerabilidade, por justiça social. A Escola tem fundamento na ciência para um fim. E, sem finalidade, a ciência não tem propósito. É um caráter civilizatório para criar pessoas que acreditam que o sonho compartilhado é possível. É isso que tem a Escola”, afirmou Socorro Gross, representante da Opas/OMS no Brasil, ao entregar a placa em sinal de reconhecimento ao diretor da ENSP.  

A representante destacou que Opas/OMS reconhece os 70 anos de contribuição da ENSP na construção de equidade e do direito à saúde, com alta capacidade de se reinventar e inovar, e encontrar respostas para os desafios presentes e futuros da saúde pública. “Sempre com respeito à diversidade e à inclusão, a ENSP atua na formação de profissionais na geração e compartilhamento de conhecimentos e práticas que ajudam a tornar o SUS mais forte, se consolidando como grande referência para o Brasil, as Américas e o mundo”, celebrou Gross, emocionada. 

Socorro Gross também foi responsável por entregar a homenagem ao Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF), que este ano, completou 26 anos como Centro Colaborador da Opas. A placa foi entregue à pesquisadora sênior voluntária da ENSP, Vera Lucia Luzia, que representou o departamento. O Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP também foi homenageado por completar 70 anos, assim como a ENSP. O chefe do DSSA, Marcos Denicio de Souza, recebeu a homenagem do diretor da ENSP, representando todos os trabalhadores do departamento.  

O criador do selo em comemorações dos 70 anos da ENSP/Fiocruz, o servidor do Cadernos de Saúde Pública, Eduardo Ribeiro, também foi um dos homenageados. A proposta de Eduardo ganhou por unanimidade, alcançando a nota mais elevada do concurso. O diretor da ENSP entregou a placa ao servidor, destacando sua sensibilizada em unir arte e ciência.  

Finalizando o dia de homenagens, a Escola preparou uma homenagem póstuma à pesquisadora Departamento de Planejamento e Administração em Saúde, Maria Eliana Labra, que faleceu no dia 12 agosto, convidando sua filha, Daniela Labra para receber a homenagem pelo extenso legado de estudo e análise das políticas de saúde e do SUS. A homenagem foi entregue pela pesquisadora do Daps/ENSP e amiga de Eliana, Maria Helena Mendonça. Em vídeo, foram homenagens os servidores com 70 anos ou mais que continuam prestando serviços à Instituição e os aposentados há 7 anos.  

+ Assista as homenagens na íntegra no canal da ENSP no Youtube! 
 

Seções Relacionadas:
70 anos ENSP

Nenhum comentário para: ENSP recebe reconhecimento da Opas em cerimônia de homenagens aos trabalhadores