Busca do site
menu

Oficina do Programa de Saúde Pública reúne pesquisadores para debater a formação

ícone facebook
Publicado em:18/06/2024

Por Bruna Abinara*  

Nos dias 13 e 14 de junho, foi realizada a Oficina do Programa de Formação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). A atividade ocorreu no espaço do 2º andar da ENSP, das 8h30 às 16h30. Coordenada pelo professor Gideon Borges, que é coordenador do Lato Senso e da Qualificação Profissional da Vice-Direção de Ensino (VDE/ENSP), a atividade foi uma oportunidade de reunir docentes e pesquisadores de múltiplas áreas para debater a prática e os avanços possíveis da formação em Saúde Pública 

A oficina foi organizada em três momentos. O primeiro contou com uma mesa institucional de abertura da atividade, que teve a presença do diretor da ENSP, Marco Menezes, e da vice-diretora de Ensino da Escola (VDE/ENSP), Enirtes Caetano. A mesa trouxe um debate inicial sobre a ideia de uma formação em Saúde Pública organizada por programas. Em seguida, para o segundo momento do evento, os participantes da oficina discutiram a estrutura do programa, com o objetivo de pactuar as áreas temáticas e seus respectivos módulos. Segundo o professor Gideon, a importância desse momento está em apontar a direção a ser seguida, posteriormente, na organização curricular dos cursos. O terceiro momento da atividade envolveu a pactuação das próximas etapas e a definição de uma agenda de trabalho. 

O coordenador da oficina ressaltou que a realização da atividade é uma expressão do compromisso da gestão com o coletivo da Escola. "A construção de um programa de Formação em Saúde Pública não se faz isoladamente. Envolver todos os centros e departamentos nessa empreitada, contar com o apoio da direção e das outras vice direções de ensino, da Cooperação Internacional da Fiocruz e da Rede de Escolas, além de contar com nossos docentes pesquisadores, enriquece o projeto e cria as condições para viabilizá-lo", declarou Gideon.  

Por isso, para os dois dias de discussão coletiva, foram convidados pesquisadores e professoras atuantes em múltiplos centros e departamentos da ENSP. Gideon reforçou a expectativa e a intenção de envolver toda a Escola nas diversas etapas do projeto. Assim, estiveram presentes pesquisadores e professores ligados ao curso de Especialização em Saúde Pública. Além disso, também participaram pesquisadores envolvidos com a Saúde Indígena, uma vez que há expectativa da oferta de um curso específico dedicado a essa temática. A oficina ainda envolveu representantes da Rede das Escolas de Saúde Pública, representantes da Cooperação Internacional da Fiocruz, além da equipe de coordenadores e analistas da VDE e profissionais de educação da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância (CDEAD) 

Gideon reforçou a relevância da união e da colaboração de profissionais de diversas áreas para engrandecer a estrutura curricular da formação. "Por um lado, temos a construção de sentidos comuns sobre a ideia do programa de formação e os modos de viabilizá-lo; por outro, momentos de compartilhamento de experiências e circulação de saberes entre os profissionais da Escola enriquecem a todos nós, que aprendemos muito, um com a experiência e prática do outro", afirmou o coordenador.  

Oficina do Programa de Formação em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz, realizada nos dias 13 e 14 de junho. A atividade reuniu docentes pesquisadores de múltiplas áreas para debater a prática e os avanços possíveis da formação em Saúde Pública 

*sob supervisão da jornalista Tatiane Vargas


Seções Relacionadas:
Ensino Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Oficina do Programa de Saúde Pública reúne pesquisadores para debater a formação