Busca do site
menu

Paulo Amarante recebe título de Cidadão Honorário da Câmara do Rio

ícone facebook
Publicado em:22/05/2024
Por Bruna Abinara e João Guilherme Tuasco*

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro concede título de Cidadão Honorário ao pesquisador Paulo Amarante da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). A homenagem reconhece o importante legado no campo da saúde mental construído pelo psiquiatra capixaba a partir das pesquisas da Fiocruz no Rio de Janeiro. A proposta partiu da vereadora Luciana Boiteux (PSOL/RJ) e foi aprovada pelo plenário da Câmara no projeto de decreto legislativo nº 319/2024. A cerimônia de entrega da condecoração será nesta quarta-feira (22/5), às 18h30 no Salão Nobre da Câmara Municipal.

"É uma honra para mim receber o título de Cidadão Carioca. Me mudei do Espírito Santo para o Rio de Janeiro em 1976 e dei minha vida no Rio de Janeiro, na Fiocruz e nos movimentos antimanicomiais. Eu digo até que eu sou um fiocruzense, porque, durante muitos anos, a minha identidade foi Fiocruz. Vivi dentro da Fiocruz", afirma Paulo Amarante.

Na justificativa para o título, a vereadora Luciana Boiteux destacou que Paulo Amarante é “uma pessoa fundamental para a construção das políticas nacionais de saúde e de saúde mental no Brasil”. O pesquisador é um dos pioneiros na luta pela Reforma Psiquiátrica no país e autor de diversos livros sobre psiquiatria. O evento contará com a presença da pesquisadora da ENSP Ana Paula Guljor, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/Fiocruz) e presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme); do escritor e pesquisador Sidarta Ribeiro; da artista Rogéria Barbosa, militante e sobrevivente dos manicômios; e de Iracema Polidoro, presidente da Associação de Saúde Mental Juliano Moreira (APACOJUM) e militante da luta antimanicomial.

Em sua trajetória na Fiocruz, Amarante fundou o Laps/ENSP, coordenado atualmente pela professora Ana Paula Guljor. Ele também é fundador do primeiro Curso Básico de Acompanhamento Domiciliar em Saúde Mental e a primeira Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Brasil, criada na ENSP em convênio com o Ministério da Saúde. O pesquisador é Presidente de honra da Abrasme, Doutor Honoris causa pela Universidade Popular das Madres da Plaza de Mayo e membro do Conselho Consultivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD), uma rede de organizações não governamentais, coletivos e especialistas que debatem sobre a questão das drogas. 

*Sob supervisão da jornalista Barbara Souza

Seções Relacionadas:
Fique por Dentro Prêmios

Nenhum comentário para: Paulo Amarante recebe título de Cidadão Honorário da Câmara do Rio