Busca do site
menu

ENSP abre inscrições para Mestrado Profissional Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais

ícone facebook
Publicado em:12/04/2024
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para Mestrado Profissional ‘Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais’. O prazo para se candidatar a uma das 25 vagas é 30 de abril. As atividades do curso serão presenciais no Rio de Janeiro, começarão em 5 de agosto de 2024 e terminarão em julho de 2026.


O curso é dirigido a profissionais graduados em qualquer área de formação que atuam na Educação do Campo, na Saúde e nas Ciências Agrárias, em áreas de Reforma Agrária, comunidades camponesas, floresta e águas. As inscrições devem ser realizadas pelo portal acesso.fiocruz.br. A chamada pública oferece instruções para o preenchimento da candidatura no processo seletivo. 


Esta será a segunda turma do Mestrado Profissional Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais, que conta com financiamento do Ministério da Saúde. O curso visa o fortalecimento da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Gestão doTrabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), com a ativa participação dos movimentos sociais. Propondo-se contribuir para trazer como resultado a melhoria do nível de saúde dessas populações e de seus determinantes, por meio do acesso aos serviços de saúde, da redução de riscos à saúde decorrentes dos processos de trabalho e da melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida, reconhecendo suas especificidades de produção, gênero, raça e etnia, numa perspectiva interseccional.


Esta edição integra o Programa Profissional de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz, uma iniciativa acadêmica reconhecida pela CAPES/MEC (Programa nota 5), sob regime de tempo parcial, de caráter modular temático correspondente às áreas de competências desenvolvidas no processo de formação. O curso será realizado através de atividades sob regime de Tempo-Escola e Tempo-Comunidade. Este será organizado em
cinco módulos presenciais, sendo três com o período de aulas no decorrer de em média 30 dias, em cada. As disciplinas serão executadas de forma ocasional, comtemplando seisnos Tempos-Escola. As aulas serão realizadas nos horários das 9h às 17h (segunda a sexta feira) e 9h às 12h (sábado), contemplando assim 45 horas de aulas semanais. 


Seções Relacionadas:
Ensino Movimentos Sociais Projetos Sociais

Nenhum comentário para: ENSP abre inscrições para Mestrado Profissional Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais