Busca do site
menu

Participe do lançamento do livro ‘Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano’ na ENSP

ícone facebook
Publicado em:26/03/2024

Na próxima quarta-feira (27/3), o livro ‘Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano’ será lançado oficialmente na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Realizado em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o evento de lançamento será realizado às 9h no segundo andar do prédio principal da Escola. A publicação foi organizada pela pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP) Clementina Feltmann, que também é uma das autoras. O livro conta ainda com textos de Alexandre Pessoa Dias, Ana Carolina Fortes, Ana Cristina Rosa, Andréia May, Paulo Barrocas e Teófilo Monteiro. O encontro de lançamento do livro será transmitido ao vivo pelo canal da ENSP no Youtube

+ Acesse aqui e leia gratuitamente o livro 

Editado pela Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), o livro é um convite ao leitor para pensar e fazer a vigilância da qualidade da água para consumo humano. E como no fluir das águas, discorre sobre a legislação vigente, a relação saúde-saneamento-vigilância da qualidade da água, os desafios para a proteção dos corpos hídricos diante das mudanças climáticas e das deficiências no tratamento de esgotos, o direito humano à água potável e a universalização dos serviços de saneamento.

Publicada em comemoração aos 150 anos de Oswaldo Cruz, em 2022, a obra traduz fortemente o legado do cientista ao nos colocar o desafio de sempre associar ciência com sociedade, integrando saúde e ambiente.

“Trata-se de uma obra que contribui na formação para o SUS, reúne bibliografia complementar estimulando o aprofundamento nos estudos e ações de vigilância voltados à segurança da água que se reflete na promoção da saúde da população, e propicia uma reflexão abrangendo desde o ciclo da água e do saneamento até a discussão sobre os contaminantes emergentes. Apresenta, também, a evolução da norma de potabilidade no Brasil, chamando atenção para o desafio do monitoramento dos padrões de potabilidade da água”, destaca um trecho do prefácio da obra.



Nenhum comentário para: Participe do lançamento do livro ‘Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano’ na ENSP