Busca do site
menu

Confira os cursos com inscrições abertas na ENSP neste mês de março

ícone facebook
Publicado em:15/03/2024
A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com vários cursos com inscrições abertas neste mês de março de 2024. As vagas são para cursos de especialização, qualificação profissional e atualização, com aulas presenciais ou remotas. Confira na lista abaixo os cursos com inscrições em andamento. Para acompanhar os processos seletivos da ENSP e ficar sempre informado sobre a abertura de cursos de todas as modalidades, acesse ensino.ensp.fiocruz.br/processo-seletivo


Prazo de inscrição: 15/3

O curso é destinado a profissionais de nível superior de todas as áreas em busca de especialização para atuar em projetos de intervenções urbanas e territoriais, na sua relação com a saúde coletiva. A formação é uma parceria do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP) com a Prefeitura do Rio. São 30 vagas, das quais nove estão reservadas para cotistas e cinco para funcionários do município. Com carga horária de 444 horas, o curso terá início em 21/5. As aulas serão presenciais, às terças e quintas, das 10h às 17h, no Auditório Carlos Nelson Ferreira dos Santos do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, localizado na rua Gago Coutinho, nº 52, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro/RJ

Confira mais informações e como se inscrever no edital disponível aqui


Prazo de inscrição: 18/3

O curso de Qualificação Profissional em nível de Formação Continuada terá configuração de educação à distância (EAD). O objetivo da formação é qualificar profissionais no contexto de redução da mortalidade materna, infantil e fetal, além da atuação em comitês de mortalidade em hospitais estaduais, regionais e municipais. Os candidatos deverão ter formação de nível médio ou superior e experiência em uma das seguintes áreas: 1) Vigilância do óbito materno, infantil e fetal; 2) comitês de mortalidade materna, infantil e fetal. Pelo menos 60% das vagas (570) se destinam a candidatos indicados pelas secretarias de saúde dos estados, representada pela área responsável pela política de saúde das mulheres em articulação com a política de saúde da criança, política de vigilância em saúde e política hospitalar. Serão dedicadas 29% das vagas (280) à livre demanda.  

Confira mais informações e saiba como se inscrever no edital disponível aqui 


Prazo de inscrição: 27/3

As aulas serão na modalidade presencial, ministradas semanalmente, às segundas e quartas-feiras, das 10h às 13h, com o total de 60 horas de carga horária. O objetivo do curso é apresentar as diversas formas de poluição da água, do ar e do solo, a legislação aplicada em cada caso e as tecnologias adequadas ao seu controle. Podem se candidatar graduados em qualquer área, que atuem ou pretendam atuar em gestão na área de saneamento ou controle de processos, utilizados no controle da poluição da água, do ar ou do solo. Também podem ser inscrever profissionais das companhias de saneamento e alunos de pós-graduação em áreas afins. 

Confira mais informações e como se inscrever no edital disponível aqui  

Curso de Atualização em Qualidade do Cuidado de Saúde e Segurança do Paciente

Prazo de inscrição: 15/4

O curso de Qualificação Profissional em nível de Atualização será presencial, com aulas semanais de 21 maio a 30 de julho. Podem se inscrever profissionais atuantes na área da saúde com a graduação concluída. O objetivo da formação é capacitar os alunos em conceitos e práticas de qualidade em saúde e as suas dimensões para fortalecer a cultura de segurança nos serviços de saúde e melhorias na qualidade do cuidado. Assim como, contextualizar o Programa Nacional de Segurança do Paciente nos seus 10 anos de existência no Brasil e discutir o desenvolvimento de estratégias de melhoria da qualidade em saúde e segurança do paciente.

Confira mais informações e como se inscrever no edital disponível aqui  


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Confira os cursos com inscrições abertas na ENSP neste mês de março