7º Seminário Internacional 'A epidemia das drogas psiquiátricas' terá transmissão on-line; confira programação
Com inscrições encerradas no dia 24 de outubro, o 7º Seminário Internacional 'A epidemia das drogas psiquiátricas: Estratégias Contemporâneas de Desmedicalização' será transmitido ao vivo pelo canal Vídeo Saúde, no YouTube. Haverá tradução simultânea para Português, Espanhol e Inglês. Organizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com o Centro de Estudos Estratégicos (CEE-Fiocruz), o evento será nos dias 9 e 10 de novembro.
Nesta edição, o seminário retoma o formato presencial e será no auditório térreo da ENSP. Conforme anunciado pelo Informe ENSP, houve um período de pré-inscrições, encerrado no dia 24 de outubro. Os inscritos que receberam confirmação, por e-mail, de participação presencial receberão certificado desde que tenham acompanhado a, no mínimo, três turnos da programação e preencham a presença que será disponibilizada ao longo do evento.
A atividade é coordenada pelo pesquisador sênior da ENSP/Fiocruz, o professor emérito Paulo Amarante, que também é presidente de honra da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme). “A ideia é que a gente possa reforçar, ter uma visão das várias iniciativas que existem no mundo, contemporâneas, importantes e bem-sucedidas de desmedicalização. Desmedicalização entendida não apenas como a superação do modelo dominante, médico, biomédico, de explicar que todas as experiências humanas são doenças, são transtornos e são explicadas pela medicina. Este é o primeiro grande conceito de desmedicalização. Mas também de desmedicação, que já que não se trata exclusivamente de problemas do organismo, mas sim que é uma experiência complexa humana e que requer outras formas de cuidado. Fundamentalmente, nossa experiência demonstra que o trabalho com arte, cultura, com participação social e pertencimento tem um resultado muito importante”, explicou Paulo Amarante ao comentar o tema do seminário deste ano.
Confira abaixo a programação completa:
- Quinta-feira (9/11):
9:00 - 9:30 | ABERTURA: Ana Paula Gulior (Coordenadora do LAPS/Presidente da ABRASME), Carlos Fidelis (Presidente do CEBES), Marco Menezes (Diretor da ENSP), Marco Nascimento (Diretor do CEE/Fiocruz) e Mario Moreira (Presidente da Fiocruz).
09:30 - 10: 00 | LANÇAMENTO do Podcast "Enloucast", com os apresentadores Camila Motta, Jéssica Marques, Lincoln Xavier, Matheus Folly e Paulo Amarante.
10:00 - 12:00 | PALESTRA ‘Renascença psicodélica e a indústria farmacêutica’, com Sidarta Ribeiro (UFRN e CEE/Fiocruz).
Coordenação: Ana Paula Guljor (LAPS/ENSP/Fiocruz).
12:00 - 13:30 | ALMOÇO
13:30 - 14:00 | ATIVIDADE CULTURAL: Camerata Allegretto, Projeto Ação Social Pela Música
14:00 - 16:30 | PALESTRA ‘Visão global da luta contra a medicalização’, com Robert Whitaker (Mad in the World).
coordenação: Paulo Amarante (LAPS/ENSP e CEE/ Fiocruz).
- Sexta-feira (10/11):
09:00 - 09:30 | ATIVIDADE CULTURAL Música na Calçada da Casa Viva/Manguinhos
09:30 - 12:00 | PALESTRA ‘Experiências contemporâneas de desmedicalização e alternativas ao modelo biomédico’, com Robert Whitaker (Mad in the World).
Coordenação: Eduardo Torre (UFF).
12:00 - 13:30 | ALMOÇO
13:30 - 14:00 | ATIVIDADE CULTURAL Rejane Barcelos, "Rainha do Verso" (poeta/atriz).
14:00 - 17:00 | PALESTRA ‘A construção de uma agenda de lutas contra a medicalização da vida no Brasil’, com André Luiz (Militante MNLA), Céu Cavalcanti (CRP/RJ), Pedro Carneiro
(Sedes Sapientiae/SP) e Rogéria Barbosa (Artista/Militante MNLA).
Coordenação: Eduardo Mourão Vasconcelos (UFRJ).
17:00 | Comentários finais e encaminhamentos: Paulo Amarante (LAPS/ENSP e CEE/Fiocruz) e Robert Whitaker (Mad in the World).
Nenhum comentário para: 7º Seminário Internacional 'A epidemia das drogas psiquiátricas' terá transmissão on-line; confira programação
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.