Busca do site
menu

Manejo e Vigilância da Tuberculose Resistente: inscrições terminam nesta sexta-feira (20/5)

ícone facebook
Publicado em:19/05/2022

Os interessados em participar do curso sobre Manejo e Vigilância da Tuberculose Drogarresistente podem se inscrever até sexta-feira, 20 de maio, no site da EAD ENSP. O objetivo do curso é qualificar profissionais médicos e enfermeiros para o manejo dos casos de tuberculose drogarresistente. De acordo com o pesquisador do Hélio Fraga e coordenador geral do curso, Jorge Rocha, um dos maiores desafios para o controle da tuberculose é a resistência bacilar aos principais fármacos para o tratamento da doença.

Clique aqui e faça sua inscrição. 


Segundo o coordenador, dados epidemiológicos obtidos dos sistemas de informação indicam que esses casos são subdiagnosticados. Que menos da metade do número estimado inicia tratamento e que há a tendência de aumento da resistência primária, ou seja, casos nunca tratados anteriormente já adoecem por bacilos com resistências. 

“Para um manejo adequado dos indivíduos com tuberculose resistente, além do diagnóstico do padrão de resistência, a atuação da equipe multidisciplinar é fundamental para uma avaliação individualizada e ampliada, considerando possíveis comorbidades, situação psicossocial e econômica, que podem influenciar a adesão ao tratamento”, detalhou Rocha. 

De acordo com ele, novos fármacos foram recentemente disponibilizados para os esquemas padronizados, assim como para a composição de esquemas individualizados. O manejo medicamentoso é complexo tanto para o desenho do esquema como para o acompanhamento do tratamento, pela possibilidade de reações adversas, requerendo monitoramento por parâmetros clínicos, laboratoriais, bacteriológicos, de imagem e por eletrocardiograma.

“A soma desses desafios tem levado resultados de tratamento insatisfatórios, historicamente, com taxas de cura e de abandono bem distantes das metas esperadas. Devido a toda essa complexidade identificada, e à permanente demanda dos profissionais das unidades de referência em todo o país, elaboramos o Curso de Manejo e Vigilância da Tuberculose Resistente como oportunidade para atualização e fortalecimento do controle da tuberculose no Sistema Único de Saúde”, conclui o coordenador. 

O curso Manejo e Vigilância da Tuberculose Drogarresistente conta com a coordenação adjunta dos pesquisadores do Hélio Fraga Paulo Victor de Sousa Viana e Gisele Pinto de Oliveira. Faça sua inscrição


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Manejo e Vigilância da Tuberculose Resistente: inscrições terminam nesta sexta-feira (20/5)