Fiocruz coordena Inquérito de Cobertura Vacinal em Petrópolis
O inquérito pretende estimar as coberturas relativas às vacinas BCG, hepatite B, poliomielite, pentavalente, rotavírus humano, febre amarela, meningococo conjugada C, pneumococo conjugado 10 valente, influenza, hepatite A, tríplice viral, varicela e reforço para DPT e Poliomielite, por meio da análise da caderneta de vacinação das crianças desde seu nascimento até o momento da entrevista.
Além da análise da caderneta de vacinação, a entrevista nos domicílios buscará informações sobre os dados do responsável pela criança, dados da mãe da criança, as características da criança e da família. O entrevistador, que estará devidamente identificado com blusa e crachá da empresa contratada e com equipamento de proteção contra a covid-19, irá fotografar a caderneta de vacinação da criança para identificar quais as vacinas ela recebeu. A entrevista coletará os dados de 452 crianças e terá tempo estimado de 20 a 30 minutos.
“O estudo já foi finalizado em todas as capitais brasileiras. Agora vamos iniciar nos demais municípios. Apesar de o nosso Programa de Imunização oferecer gratuitamente uma gama de vacinas, há alguns anos vem caindo a cobertura vacinal das crianças brasileiras. Isso é uma grande preocupação, pois doenças já controladas voltaram a afetar as crianças e até mesmo levar a óbito. Para identificar o que está ocorrendo e definir novas estratégias para melhorar o acesso à vacinação das crianças, sua participação é extremamente importante. Queremos ouvir você, independente de como esteja a vacinação de seu(sua) filho(a)”, convocou Silvana Granado, pesquisadora da Fiocruz e coordenadora do Inquérito em Petrópolis.
Os resultados contribuirão para a definição de estratégias nacionais e municipais para elevação da cobertura vacinal e, assim, evitar o ressurgimento ou a ocorrência de doenças preveníveis por vacinação. A empresa Science realizará o estudo de campo. O trabalho consiste na aplicação de um questionário estruturado e necessita de uma foto da caderneta de vacinação da criança. Para garantir segurança aos entrevistados eles podem confirmar a existência da pesquisa usando o Disque Saúde, 136 ou ligando para a ouvidoria da Secretaria de Saúde de Petrópolis (24 – 2233-8888).
A Fiocruz é responsável pela coordenação do Inquérito de Cobertura Vacinal no estado do Rio de Janeiro. Participam da pesquisa as crianças nascidas no ano de 2017 e 2018 residentes na área urbana das capitais brasileiras e algumas cidades do interior, incluindo Petrópolis.
Serviço
Inquérito de Cobertura Vacinal nas Áreas Urbanas de 19 Capitais Brasileiras
Instituição promotora: Ministério da Saúde
Instituição responsável no município de Petrópolis: Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz
Pesquisadora responsável: Silvana Granado
E-mail: silvana.granado@gmail.com
Seções Relacionadas:
Pesquisa
Pesquisa
Nenhum comentário para: Fiocruz coordena Inquérito de Cobertura Vacinal em Petrópolis
Comente essa matéria: