Busca do site
menu

Projeto "A Hora é Agora" é lançado em Porto Alegre

ícone facebook
Publicado em:29/09/2021
Hoje, dia 29 de setembro, o projeto “A Hora é Agora”, cujo objetivo é ampliar o acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento imediato do HIV/Aids para populações vulnerabilizadas nos municípios de Curitiba, Florianópolis e Campo Grande, está sendo lançado para a população de Porto Alegre. A expansão da testagem rápida, gratuita e eficaz entre as populações mais vulneráveis à infecção, detectando o vírus rapidamente, é uma das ideias do projeto. Além disso, o projeto oferece apoio às pessoas que forem diagnosticadas ou são portadoras do vírus.

Acessando o site do projeto (www.ahoraeagora.org), os usuários poderão solicitar o kit de testagem e recebê-lo em casa, pelos Correios, de forma totalmente gratuita ou escolher retirar o material em um armário digital, de forma sigilosa, no Shopping Total, local escolhido na cidade. Com os testes em mãos, os usuários podem realizar o autoteste em casa ou onde se sentirem confortáveis. Segundo os idealizadores do projeto, “os autotestes de fluido oral ou sangue são testes rápidos, confiáveis, seguros, confidenciais, e sua execução é muito simples”; além disso, todos os testes vêm acompanhados de bulas para orientar os usuários.

O projeto está sob a coordenação da pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) Marly Cruz. Segundo ela, “a importância de iniciar em Porto Alegre tem a ver com a magnitude da epidemia nesse município, que apresenta a mais alta taxa de incidência e mortalidade por HIV/Aids no país.”

Além de informações sobre a prevenção da doença, o site conta também com uma calculadora de risco de infecção, que fornece o resultado com base nos comportamentos relatados, como também opções para o recebimento de um kit com o teste de fluido oral ou um kit com teste de sangue para o HIV. 

Apoio aos positivados

O projeto vai além de fornecer só a testagem. Em caso de resultado positivo, os participantes serão convidados a fazer um novo teste para confirmar o resultado no Centro de Saúde Murialdo, contando com a ajuda de profissionais da saúde capacitados. Caso, no teste de laboratório, confirme ser positivo para HIV, o usuário realizará todos os exames necessários (incluindo carga viral e contagem de CD4 rápida) e poderá iniciar o tratamento antirretroviral contra o HIV no mesmo dia do diagnóstico, já saindo do teste com uma unidade de saúde de sua escolha para dar suporte nos atendimentos por meio do que o projeto chama de “linkador”, ou seja, um profissional qualificado que orienta os diagnosticados na hora que descobrem a sua sorologia, porque ele facilita o acesso de tais pacientes ao serviço de saúde a fim de sanar suas dúvidas sobre a doença, não só de forma presencial, mas também por ligação e mensagens instantâneas. 

Aconselhamento aos usuários, consultas, indicação de vacinas, preservativos internos, externos e gel lubrificante, assim como atendimentos para PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV), notificação de parceiros de recém-diagnosticados (index testing), tratamento imediato contra o HIV, outras IST e infecções oportunistas também serão ofertados pelo Centro de Saúde Murialdo. 
O Centro de Saúde Murialdo também realiza o diagnóstico de outras ISTs como sífilis e hepatites virais por meio de testes rápidos, oferecendo tratamento oportuno e rápido dos casos positivos. O atendimento no Centro de Saúde Murialdo estará disponível para toda a população de Porto Alegre, das 8h às 19h, a partir do dia 4 de outubro de 2021. 

Para criar um vínculo maior com o usuário, o projeto conta com um robô que, por meio do app Whatsapp, leva informação, orientações, acolhimento, abrindo um canal direto dos usuários com o “linkador”. 

O projeto “A Hora É Agora” é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC) e PEPFAR (siga em inglês do “Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Aids”, iniciativa governamental dos Estados Unidos para lidar com a epidemia global de HIV/Aids).

SERVIÇO


O novo site do projeto estará disponível a partir do dia 29 de setembro em www.ahoraeagora.org;
Os kits de testagem podem ser retirados no armário digital no Shopping Total, na Av. Cristóvão Colombo, 545, Bairro Floresta, no térreo, próximo à Caixa Econômica Federal, todos os dias (10h às 22h);
O local para realização do exame confirmatório é no Centro de Saúde Murialdo, na Av. Bento Gonçalves, 3.722, Bairro Partenon, de segunda a sexta (8h às 19h);´
O telefone de contato do projeto na cidade é o (51) 3289-5740.

Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Projeto "A Hora é Agora" é lançado em Porto Alegre