Busca do site
menu

ENSP celebrará seus 67 anos debatendo o futuro do Brasil

ícone facebook
Publicado em:24/08/2021
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), que, há seis décadas, se dedica à formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde, assistência à população e pesquisa para o SUS, celebrará seus 67 anos de história de 31 de agosto a 3 de setembro. Salve a data e participe das comemorações pelo canal da ENSP no YouTube



Na próxima semana, de terça a sexta-feira, será debatido o tema Que país será este? Reconstruindo e construindo agendas e trajetórias. A tradicional Cerimônia de Formatura dos Alunos da ENSP iniciará a semana comemorativa em 31 de agosto, a partir das 9 horas. 

Na mesma data, a partir das 14 horas, será realizada uma homenagem a Antonio Ivo de Carvalho, organizada pela Direção da Escola em conjunto com o Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps) e o Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho.

Observatório Covid-19 e cenários do mundo do  trabalho na pandemia

Na quarta-feira, 1° de setembro, as atividades começarão às 9 horas, com a abertura do aniversário, seguida da apresentação do Observatório Covid-19, com o painel Ambiente, Saúde e Sustentabilidade: política, experiências e perspectivas. Os cenários do mundo do trabalho na pandemia e pós-pandemia será o tema do debate na parte da tarde, a partir das 14
horas. 

As atividades seguem na quinta e sexta-feira, pela manhã e à tarde, com debates sobre direito à comunicação, integridade na pesquisa e na publicação científica, mudança estrutural e saúde, desigualdades étnico-raciais e de gênero no contexto da crise, além da comemoração do 67º aniversário da Escola Nacional de Saúde Pública e da apresentação teatral Luiza Mahin... Eu ainda continuo aqui

Confira a programação: 


Todo o aniversário da ENSP será transmitido pelo Canal da ENSP no YouTube.

Acesse aqui e inscreva-se para receber as notificações dos eventos.

Acompanhe, nas redes sociais da Escola - Facebook, Instagram e Twitter - e também no Portal e Informe ENSP, a divulgação da programação diária do Aniversário de 67 anos. Visualize os stories da ENSP e não perca nenhum debate!

Criação da identidade visual do aniversário da ENSP

A Coordenação de Comunicação Institucional (CCI) é responsável pela criação e divulgação de toda a comunicação visual e textual dos aniversários da ENSP ao longo das últimas décadas. 

Pela área de comunicação visual, os designers da CCI desenvolvem a identidade visual para cada celebração. À área de jornalismo cabe toda a divulgação e cobertura das atividades comemorativas.

Este ano, as designers Tatiana Lassance  e Ana Cláudia Sodré descrevem, em seu racional criativo, que a identidade visual foi construída usando uma tendência do design chamada "cutout paper", que, em tradução para o português, significa a arte de organizar peças de papel recortado formando imagens. 

"O layout subjetiva sentimentos que condizem com o tema proposto, principalmente com o subtítulo: reconstruindo e construindo agendas e trajetórias", apresentaram. 

A coordenadora da CCI, Rita Mattos, explicou que foi usado como mote principal o mapa do Brasil sendo rasgado pelos bonecos da logo da ENSP, traduzindo a ideia de insatisfação com o momento atual em sua totalidade e a proposta de reconstrução coletiva nas bases por parte da Escola, com sua diversidade e diferentes expertises.

Segundo Lassance e Sodré, completando a imagem, ao fundo, o mapa do "Brasil futuro", idealizado e reconstruído em camadas, traduz a procura e a retomada dos direitos que foram tirados, destacando a formulação de estratégias e superação dos desafios da atualidade.

Seções Relacionadas:
67 anos ENSP Vídeos

Nenhum comentário para: ENSP celebrará seus 67 anos debatendo o futuro do Brasil