Busca do site
menu

ENSP abre ano letivo debatendo a trajetória de uma pandemia

ícone facebook
Publicado em:16/04/2021
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) discutirá, na abertura de seu ano letivo, o tema “Um ano depois, a trajetória de uma pandemia: O que fizemos e para onde vamos?”. O debate pretende aprofundar a reflexão sobre os estudos realizados ao longo deste dramático contexto de saúde, suas contribuições, as estratégias adotadas e as perspectivas de superação do grave quadro sanitário atual. A aula inaugural acontecerá no dia 19 de abril, a partir das 9 horas, e será transmitida pelo canal da ENSP, no Youtube.


Em 2020, enfrentamos as dificuldades e os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 somados às consequências do desmonte do Sistema de Saúde Público. Apesar das adversidades, vários estudos foram realizados, testes de diagnósticos desenvolvidos, vacinas seguras produzidas em tempo recorde e novas formas de monitoramento implementadas. A pandemia trouxe inúmeros desafios para todo o mundo; todavia, especificamente para o Brasil, acentuou as iniquidades, gerando forte impacto nas populações mais vulneráveis. 

A ausência e/ou o atraso em decisões que gerassem o efetivo combate à doença possibilitou o agravamento do quadro sanitário. Além disso, mesmo diante do enorme crescimento do número de casos e óbitos, o negacionismo científico, somado à epidemia de fake news, continua produzindo danos incalculáveis para a sociedade.

Portanto, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), diante da mais grave crise sanitária que o país e o mundo atravessam, não poderia deixar de fomentar a reflexão sobre os rumos e consequências dessa pandemia, promovendo o amplo debate a respeito dos caminhos possíveis para sua superação.

Trajetória de uma pandemia

A mesa de abertura, marcada para as 9 horas, contará com a participação da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (VPEIC/Fiocruz), Cristiani Machado; do diretor da ENSP, Hermano Castro; da vice-diretora de Ensino da ENSP, Lúcia Dupret; e do representante da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz (APG Fiocruz), Jairly Guimarães Simplicio.


A partir das 9h30, terá início o painel Um ano depois, a trajetória de uma pandemia: O que fizemos e para onde vamos?, sob a coordenação da vice-diretora de Ensino da ENSP, Lúcia Dupret. O painel trará as exposições do diretor do Centro de Relações Internacional da Fiocruz (Cris/Fiocruz), Paulo Buss; do pesquisador do Departamento de Epidemiologia da ENSP, Paulo Nadanovsky; e do ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o epidemiologista e docente associado da UFPel, Pedro Rodrigues Curi Hallal. 

Seminário de Ensino da ENSP: Ano perdido para educação?


Dando continuidade à aula inaugural, na tarde do dia 19 de abril, terá início o Seminário de Ensino ENSP 2021. A partir das 14 horas, a vice-diretora de Ensino da Escola, Lúcia Dupret, apresentará uma vídeorretrospectiva. Em seguida, os expositores Denise Pires de Carvalho Reitora, pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Cristina Rodrigues Guilam; coordenadora-geral de Educação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC/Fiocruz); e Amanda Amorim, representante do Fórum de Alunos da Pós-Graduação da ENSP, debaterão sobre o painel 2020: Ano perdido para a Educação?





Na terça-feira, 20 de abril, o Seminário de Ensino ENSP 2021 segue com suas atividades. Pela manhã, a partir das 9 horas, acontecerá o painel Desafios do Ensino Remoto na Pós-Graduação, sob a coordenação de Maurício de Seta, coordenador de Desenvolvimento Educacional e EAD (CDEAD/ENSP). 

Os expositores do painel serão: Edméa Oliveira dos Santos (pesquisadora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e editora-chefe da revista Docência e Cibercultura); Marly Marques da Cruz (coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública da ENSP); Enirtes Caetano Prates Melo (coordenadora de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP); Andrea Sobral de Almeida (coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP); Pablo Dias Fortes (coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva da ENSP); Elyne Montenegro Engstrom (coordenadora de Programa Mestrado Profissional em Saúde Pública da ENSP); e Cosme Marcelo Furtado Passos da Silva (coordenador do Programa Mestrado Profissional em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP). 

A prática no contexto da pandemia

Finalizando o Seminário de Ensino ENSP 2021, na tarde do dia 20 de abril, a partir das 14 horas, será realizado o terceiro e último painel com o tema: Cenários de prática no contexto da pandemia. O coordenador-geral de Pós-Graduação Lato Sensu da ENSP, Rafael Arouca, coordenará a mesa, que será dividida em quatro subtemas: Gestão de Cenário de Prática no contexto da pandemia; Experiências de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade; Experiências da Residência Multiprofissional em Saúde da Família; e Experiências da Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador.

Confira, abaixo, a programação completa do dia 20 de abril (manhã e tarde), apresentando os expositores do painel Cenários de prática no contexto da pandemia, de acordo com seus subtemas. 




Todos os painéis serão transmitidos, ao vivo, pelo canal da ENSP, no Youtube


Nenhum comentário para: ENSP abre ano letivo debatendo a trajetória de uma pandemia