Dia Mundial da Audição: a importância da prevenção
Texto escrito pela pesquisadora do Serviço de Audiologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) Marcia Soalheiro em alusão ao Dia Mundial da Audição, comemorado em 3 de março
O Serviço de Audiologia do Cesteh/ENSP/Fiocruz/MS participa de datas, eventos comemorativos e adere às propostas da OMS que, há vários anos, orienta e auxilia os Estados-membros no desenvolvimento de programas e ações para a promoção dos cuidados auditivos em nível global.
A perda auditiva incapacitante atinge o número de 430 milhões de pessoas¹; total que pode crescer para quase 700 milhões em 2050. Quando não tratada, a perda auditiva representa um desafio significativo para todas as faixas etárias, dificultando o desenvolvimento da linguagem, comunicação, cognição e limitando o acesso à educação, emprego e interações sociais.
A grande maioria das pessoas com perda auditiva incapacitante vive em países de baixa e média renda, onde as políticas, recursos humanos, infraestrutura e conscientização necessários para lidar com a perda auditiva geralmente faltam.
Muitas causas que levam à perda auditiva podem ser evitadas. A OMS estima que 60% das perdas auditivas em crianças são devidas a causas evitáveis e mais de um bilhão de adolescentes e adultos jovens correm o risco de perda auditiva evitável e irreversível devido às práticas comuns de ouvir música em volumes altos e por tempo prolongado.
O atendimento oportuno e apropriado, por meio de tecnologias e intervenções disponíveis e eficazes, pode garantir aos portadores de deficiência auditiva, a oportunidade de realizar todo o seu potencial.
Esses fatos, junto com dados e evidências de apoio, foram apresentados no Relatório Mundial sobre Audição, que foi solicitado pela Assembleia Mundial da Saúde em 2017.
Neste ano, a OMS e o Relatório Mundial sobre Audição apresentam um apelo global à ação para lidar com a perda auditiva e as doenças do ouvido ao longo da vida.
O tema central desta campanha é: "Cuidados auditivos para TODOS!"
Recomendações políticas
• O número de pessoas que vivem com perda auditiva e doenças de ouvido não resolvidas é inaceitável.
• Ações oportunas são necessárias para prevenir e tratar a perda auditiva ao longo da vida.
• Investir em intervenções econômicas irá beneficiar pessoas com perda auditiva e trazer ganhos financeiros para a sociedade.
• Os governos devem agir para integrar o atendimento auditivo centrado na pessoa, no planejamento nacional de saúde e cobertura universal de saúde.
Recomendações para a população
• Boa audição e comunicação são importantes em todas as fases da vida.
• A perda auditiva (e doenças auditivas relacionadas) pode ser evitada por meio de ações preventivas como: proteção contra sons altos; boas práticas de cuidado do ouvido e imunização.
• A perda auditiva (e doenças auditivas relacionadas) pode ser tratada quando é identificada em tempo hábil e se buscam os cuidados apropriados.
• Pessoas com risco de perda auditiva devem verificar sua audição regularmente.
• Pessoas com perda auditiva (ou doenças de ouvido relacionadas) devem procurar atendimento de um profissional de saúde.
Proteja a sua audição!
Referências
1- Launch of World Hearing: World Health Organization: 2021 – https://www.who.int/news-room/events/detail/2021/03/03/default-calendar/launch-of-the-world-report-on-hearing, acesso em 23/02/2021.
2- Promoting the World Hearing Forum: World Health Organization: 2021 - https://www.who.int/activities/promoting-world-hearing-forum, acesso em 22/02/2021.
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro
Fique por Dentro
Nenhum comentário para: Dia Mundial da Audição: a importância da prevenção
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.