Busca do site
menu

Dia Mundial da Audição: a importância da prevenção

ícone facebook
Publicado em:03/03/2021
Texto escrito pela pesquisadora do Serviço de Audiologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) Marcia Soalheiro em alusão ao Dia Mundial da Audição, comemorado em 3 de março



O Serviço de Audiologia do Cesteh/ENSP/Fiocruz/MS participa de datas, eventos comemorativos e adere às propostas da OMS que, há vários anos, orienta e auxilia os Estados-membros no desenvolvimento de programas e ações para a promoção dos cuidados auditivos em nível global.
 A perda auditiva incapacitante atinge o número de 430 milhões de pessoas¹; total que pode crescer para quase 700 milhões em 2050. Quando não tratada, a perda auditiva representa um desafio significativo para todas as faixas etárias, dificultando o desenvolvimento da linguagem, comunicação, cognição e limitando o acesso à educação, emprego e interações sociais.

A grande maioria das pessoas com perda auditiva incapacitante vive em países de baixa e média renda, onde as políticas, recursos humanos, infraestrutura e conscientização necessários para lidar com a perda auditiva geralmente faltam.

Muitas causas que levam à perda auditiva podem ser evitadas. A OMS estima que 60% das perdas auditivas em crianças são devidas a causas evitáveis e mais de um bilhão de adolescentes e adultos jovens correm o risco de perda auditiva evitável e irreversível devido às práticas comuns de ouvir música em volumes altos e por tempo prolongado.

O atendimento oportuno e apropriado, por meio de tecnologias e intervenções disponíveis e eficazes, pode garantir aos portadores de deficiência auditiva, a oportunidade de realizar todo o seu potencial.

Esses fatos, junto com dados e evidências de apoio, foram apresentados no Relatório Mundial sobre Audição, que foi solicitado pela Assembleia Mundial da Saúde em 2017.

Neste ano, a OMS e o Relatório Mundial sobre Audição apresentam um apelo global à ação para lidar com a perda auditiva e as doenças do ouvido ao longo da vida. 

O tema central desta campanha é: "Cuidados auditivos para TODOS!"

Recomendações políticas

O número de pessoas que vivem com perda auditiva e doenças de ouvido não resolvidas é inaceitável.
Ações oportunas são necessárias para prevenir e tratar a perda auditiva ao longo da vida.
Investir em intervenções econômicas irá beneficiar pessoas com perda auditiva e trazer ganhos financeiros para a sociedade.
Os governos devem agir para integrar o atendimento auditivo centrado na pessoa, no planejamento nacional de saúde e cobertura universal de saúde. 

Recomendações para a população


Boa audição e comunicação são importantes em todas as fases da vida.
A perda auditiva (e doenças auditivas relacionadas) pode ser evitada por meio de ações preventivas como: proteção contra sons altos; boas práticas de cuidado do ouvido e imunização.
A perda auditiva (e doenças auditivas relacionadas) pode ser tratada quando é identificada em tempo hábil e se buscam os cuidados apropriados.
Pessoas com risco de perda auditiva devem verificar sua audição regularmente.
Pessoas com perda auditiva (ou doenças de ouvido relacionadas) devem procurar atendimento de um profissional de saúde.
Proteja a sua audição! 


Referências

1- Launch of World Hearing: World Health Organization: 2021 – https://www.who.int/news-room/events/detail/2021/03/03/default-calendar/launch-of-the-world-report-on-hearing, acesso em 23/02/2021.

2- Promoting the World Hearing Forum: World Health Organization: 2021 - https://www.who.int/activities/promoting-world-hearing-forum,  acesso em 22/02/2021.


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Dia Mundial da Audição: a importância da prevenção