Busca do site
menu

Produção de conhecimento e pesquisa: curso internacional fomenta compartilhamento de experiências

ícone facebook
Publicado em:30/08/2019
“Não podemos falar sobre gestão e translação do conhecimento sem pensar em abordagem participativa”, disse a pesquisadora do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais, ligado ao Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Laser/Densp/ENSP), Marly Cruz durante o encerramento do Curso Internacional de Avaliação Participativa, Gestão e Translação do Conhecimento. A iniciativa, oferecida de forma presencial e remota, ocorreu de 2 a 6 de março de 2020. Marly dividiu a coordenação do curso com Zulmira Hartz, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade de Nova Lisboa (IHMT/UNL) e José Carlos Herrera, do Department of Strategy, Entrepreneurship and Sustainable Development, Kedge Business School.

Marly apontou que o curso visou um maior aprofundamento teórico-metodológico em temas atuais do campo da avaliação em saúde numa perspectiva mundial; bem como avultar a internacionalização da formação no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública por meio de parceiros qualificados. "Agora, nossa expectativa é sistematizar e ampliar ainda mais essa cooperação, ampliando as possibilidades de compartilhamento de saberes e práticas do que vem sendo desenvolvendo no âmbito da pesquisa e da formação", comentou ela, destacando ainda perspectivas de integração da ENSP a uma nova rede internacional de avaliação participativa e da realização de mais uma edição do curso em 2021.

A iniciativa de formação e cooperação foi realizada pela ENSP, o IHMT/UNL e o Kedge Business School, e também envolve outras instituições parceiras, como a Fiocruz Pernambuco e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Finalizando, Marly destacou que já estão conversando sobre a próxima edição do curso, prevista para acontecer em abril de 2020. 
Em vídeo, Marly, Zulmira e José Carlos falaram sobre a experiência de realização do curso e a questão da avaliação participativa, gestão e translação do conhecimento; além de enfatizarem a cooperação estabelecida entre as instituições e comentarem as expectativas com essa formação de 2020.

Assista aos depoimentos:





Nenhum comentário para: Produção de conhecimento e pesquisa: curso internacional fomenta compartilhamento de experiências