Busca do site
menu

ENSP e INI recebem 10.500 máscaras N95

ícone facebook
Publicado em:15/01/2021
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e o Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz) receberam a doação de 10.500 máscaras N95 da empresa de petróleo e gás Yinson Boronia Serviços de Operação. O modelo – o mais indicado para os profissionais que atuam na linha de frente contra a Covid-19 – será distribuído entre as unidades de assistência da ENSP - Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Clínica da Família Victor Valla, Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Centro de Referência Professor Hélio Fraga -, o Centro Hospitalar Covid-19 do INI e o Hospital do INI.



A entrega das máscaras N95 aconteceu na quarta-feira, dia 13 de janeiro, e contou com a presença do diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Hermano Castro; do vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Estevão Portela Nunes; do chefe do Centro de Saúde Escola da ENSP, Carlos Costa; da médica do Centro de Saúde da ENSP, Celina Boga, que intermediou a doação dos materiais, e dos representantes do escritório da Yinson no Brasil. 

Em nome da Fiocruz, o diretor da ENSP, Hermano Castro, agradeceu a iniciativa da empresa e citou o difícil momento que o país atravessa por conta da pandemia. “O serviço está muito mais impactado do que durante a primeira fase da Covid-19. Proteger nossos trabalhadores da Saúde é fundamental. Não basta apenas aplaudirmos seu trabalho, mas é necessário fornecer as melhores condições para garantir o bom atendimento à população.  Nesta oportunidade, agradeço o empenho da doutora Celina Boga por sua intermediação com a Yinson no processo de doação das máscaras.”

As máscaras N95 oferecem melhor proteção contra aerossóis, que são pequenas partículas que ficam suspensas no ar. O vice-diretor do INI/Fiocruz detalhou. “A doação é muito bem-vinda. Principalmente, pelo fato de esse tipo de máscara ter proteção contra aerossol, sendo a mais indicada para os serviços de Saúde. São locais onde há um tipo de transmissão mais complicada do que a que normalmente ocorre no dia a dia (através de gotículas). Temos centenas de profissionais trabalhando no Centro Hospitalar do INI, e o consumo de mascaras é muito elevado, isto é, na casa de dezenas de milhares por mês. Qualquer aporte nesse sentido é muito bem-vindo.”

Thais Vilela, gerente de RH da Yinson Boronia, enalteceu o trabalho da Fiocruz durante toda a pandemia e descreveu a preocupação da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade social. “Iniciaremos a operação no Brasil em 2022 e pensamos no bem-estar da população. Além de ser engajada em várias outras frentes, a Fiocruz tem papel fundamental no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Foi muito engrandecedor conhecer de perto o trabalho realizado pela instituição.”

Seções Relacionadas:
Coronavírus

Nenhum comentário para: ENSP e INI recebem 10.500 máscaras N95