Acesse o novo Informe ENSP
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) lança, nesta segunda-feira (5/10), o Novo Informe ENSP. O formato atual possui uma identidade visual moderna, atrelada à Política de Comunicação da Fiocruz, e que permite uma navegação mais prática, intuitiva e eficaz sobre as principais informações em saúde. O Novo Informe tem um design responsivo, ou seja, está adaptado para todos os tipos de dispositivos móveis, e dialoga com os produtos de comunicação da Escola, como Cadernos de Saúde Pública e Radis, e os demais sites de notícias da Fiocruz.
“A comunicação e a informação são áreas estratégicas da Fiocruz. Fizemos um grande esforço para lançar o Novo Informe mesmo durante a pandemia de Covid-19, pois reconhecemos a necessidade da democratização das informações e conhecimentos na área da saúde e a importância da articulação da comunicação com outros campos, saberes e políticas públicas. Em tempos de pandemia, é muito importante para população acessar informações científicas de qualidade, principalmente para combater as Fake News e valorizar a importância do Sistema Único de Saúde. Conheça, navegue e informe-se sobre as principais notícias no campo da saúde pública”, afirmou a coordenadora da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP, Rita Mattos.
O Novo Informe foi desenvolvido com tecnologia de ponta. As informações são gerenciadas de forma eficiente, segura e organizada através do Banco de Dados MariaDB, software totalmente livre. Os padrões usados nos desenvolvimentos dos códigos seguem as recomendações do W3C (Word Wide Web - Rede Mundial de Computadores) e do eMAG, que estabelece regras de comportamento acessível para sites governamentais. “Seus aplicativos são sólidos, funcionais e atraentes. O novo site também tem melhor navegabilidade, valoriza as outras áreas de atuação da Coordenação de Comunicação e traz mais agilidade no compartilhamento das notícias de saúde”, descreveu o gerente do projeto Paulo Cassão, da CCI/ENSP.
O Informe ENSP
O Informe ENSP é um informativo institucional diário da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, cujo conteúdo traz notícias de interesse geral da área de Saúde Pública, como a divulgação de pesquisas, congressos, cursos, bolsas e eventos de saúde. Seu primeiro formato, o ENSP Notícias, foi veiculado em 1998, mas ainda sem um projeto gráfico. Em 2018, durante o aniversário de 64 anos da instituição, o Informe foi integrado ao novo site de Comunicação e Informação da Escola Nacional de Saúde Pública (confira o histórico abaixo).
Histórico do Informe ENSP
1998 foi o primeiro ano de edição do Informe Cedoc, que não contava ainda com um projeto gráfico. As notícias eram enviadas por e-mail, na forma de texto.
Em 1999, houve a primeira mudança no Informe, que já apresentava um projeto voltado para a web. A partir daquele momento, foi possível ao usuário acessar as notícias e navegar pelo seu conteúdo. Além disso, seções foram acrescentadas, e as notícias classificadas. Manteve-se, ainda, o Informe por e-mail com as principais manchetes do dia. O número de informações recebidas diariamente aumentou de forma expressiva, o que levou a uma nova reformulação.
No ano 2000, foi lançada a terceira versão do Informe Cedoc, que passou a se chamar Informe ENSP. Nesse modelo, o design, para garantir maior clareza ao leitor e facilidade na navegação, foi alterado. O número de seções diminuiu, e a procura pela divulgação de notícias pela rede cresceu bastante. Tornou-se imprescindível a construção de um banco de dados que armazenasse as notícias e um sistema de busca.
O novo Informe entrou em circulação em 2001. Passou a se chamar ENSP Notícias, e a principal mudança foi no seu dinamismo. Foram feitas pequenas alterações nas seções e implantado um sistema de gerenciamento de notícias, com o aporte de um banco de dados. Nessa versão, o usuário enviava sua notícia por meio de um formulário on-line, e a busca de notícias era feita pela data de publicação, palavra-chave ou seção do Informe.
Contudo, a internet faz com que as mudanças sejam obrigatórias em velocidade cada vez maior. Nos últimos quatro anos, diversas pequenas alterações foram implementadas no projeto do ENSP Notícias, que culminou, em 2006, com um projeto totalmente novo. O sistema desenvolvido para a nova versão do boletim permitiu que todas as notícias fossem cadastradas uma única vez e publicadas em diferentes lugares: Informe, Intranet, Portal ENSP e EAD. Mudaram também as seções, o banco de dados e o sistema de buscas, que passaram a contar com uma busca avançada. Assim, foi gerada a Edição número 01 do informativo.
Em 2008, o Informe ENSP lançou um novo layout e as informações reorganizadas, trazendo mais imagens para o leitor e criando seis novas seções fixas, agregadas no menu à direita: Assistência, Pesquisa, Cursos, Cooperação SUS, Projetos Sociais e Cooperação Internacional, se juntando, dessa forma, às seções já tradicionais do boletim, tais como Divulgação Científica, Notícias da Fiocruz, Defesas da ENSP, Sessões Científicas, entre outras.
Após três anos, a Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP lançou a sétima versão do Informe ENSP, em 14 de fevereiro de 2011. Na ocasião, as seções principais foram alteradas para garantir maior visibilidade às áreas que refletem a missão da ENSP e, ao mesmo tempo, facilitar a busca do material no Informe.
Em 2014, a oitava versão chegou para seguir com o objetivo de divulgar informações de saúde para a saúde no país. O formato mais recente privilegia, ainda mais, o ensino, a pesquisa e as atividades de cooperação nacional e internacional, as áreas de atuação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. A alteração foi necessária para que o novo informativo acompanhe o crescimento da Escola, ampliando sua integração com as redes sociais, como Facebook e Twitter, e o canal de vídeos da instituição no YouTube.
Dois anos mais tarde, em 2016, a newsletter do Informe ENSP passou a ser divulgada semanalmente, reunindo as principais notícias do período. A iniciativa, além de valorizar os sites institucionais e compilar reportagens de maior relevância, priorizou o uso das redes sociais estimulando um acesso mais ágil à informação, aprimorando o engajamento dos leitores e ampliando o alcance da informação
Em 2018, na comemoração de aniversário dos 64 anos da ENSP, houve o lançamento do novo Portal da Escola. Com isso, o Informe foi integrado ao site de Comunicação e Informação, página que inclui todos os serviços da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP.
Em 2020, ao completar 22 anos com mais de três mil e trezentas edições e mais de 50 mil matérias, a ENSP lança o novo Informe ENSP durante a pandemia de Covid-19.
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica
Divulgação Científica
Acesse o novo Informe ENSP
1 comentáriosMaria Juliana Moura Corrêa
05/10/2020 23:41
Parabéns a CCI e toda a equipe por essa importante iniciativa de divulgação de pesquisas, cursos e ações institucionais da Enps e sua versão moderna.
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.