Busca do site
menu

Saúde Pública perde o médico Mario Chaves

ícone facebook
Publicado em:09/03/2015

Saúde Pública perde o médico Mario ChavesA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca comunica o falecimento de seu ex-professor Mario Magalhães Chaves. Conhecido por Mario Chaves, trabalhou na Fundação SESP (Serviço Especial de Saúde Pública), na Organização Pan-Americana da Saúde e na Organização Mundial da Saúde. Na ENSP/Fiocruz chefiou o Departamento de Administração de Saúde. Formado em odontologia e medicina, foi diretor da Associação Latino-americana de Faculdades de Odontologia e da Federação Pan-Americana de Associações de Faculdades de Medicina. Mario Chaves faleceu no sábado, 28 de fevereiro, tendo a família ao seu lado. Na terça-feira, 10 de março, será celebrada missa em sua memória, às 18h30, na igreja Cristo Redentor, localizada na rua das Laranjeiras 519, Rio de Janeiro.

Sua formação profissional como Odontólogo (1941) e Médico (1948) ocorreu na antiga Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, na cidade do Rio de Janeiro onde nasceu. Na mesma Universidade viria a completar seu doutoramento em Odontologia (1953) e Livre Docência em Patologia e Terapêutica (1953). Tendo em 1951 concluído a sua primeira especialização na Universidade de Illionois, na área de Farmacologia, volta aos Estados Unidos para seu mestrado em Saúde Pública na Michigan University (1955). É nesta área de Saúde Pública, que hoje também pode ser chamada de Medicina Coletiva, que Mário passa a atuar de maneira relevante para o benefício da humanidade.

O médioco foi também responsável pelo programa da Fundação W. K. Kellogg na América Latina que financiou, sob sua direção, vários projetos e programas no Brasil relacionados ao ensino como os Núcleos de Tecnologia para o ensino profissional na área da Saúde (centros conhecidos como NUTES/CLATES). Atuou na criação e ativação de entidades como a Associação de Faculdades de Medicina (FEPAFEM, ABEM), Odontologia (ALAFO), Enfermagem (ABEn), Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e Rede UNIDA. Na ENSP, financiou o Programa de Educação Continuada entre outros projetos.

Suas ações, profissionais e acadêmicas, foram reconhecidas com vários títulos honoríficos, cabendo destacar: Doutor Honoris Causa da Universidade do Brasil (1964) da Universidade Federal da Bahia (1985), Universidad de Buenos Aires (1995), bem como de universidades em Medellín, Colômbia (1965), Lima, Peru (1972), Cochabamba, Bolívia (1978) e Santiago de Los Caballeros, República Dominicana (1986). Ocupou a Cadeira 42 da Academia Brasileira de Odontologia.

Autor de várias obras de referência em odontologia e educação médica, publicou em 1972 Saúde e Sistemas, com forte repercussão no ensino do planejamento em saúde no país e na América Latina.

Com informações de Arlindo Fábio e do Instituto para o Desenvolvimento do investimento Social - Idis)

(*Foto: Mário Chaves em palestra a alunos do curso de pós-graduação da Unesp/Folha da Região)


Seções Relacionadas:
Aviso

Nenhum comentário para: Saúde Pública perde o médico Mario Chaves