Busca do site
menu

Morre o epidemiologista Ciro de Quadros

ícone facebook
Publicado em:30/05/2014

Morre o epidemiologista Ciro de QuadrosA ENSP lamenta o falecimento, na quarta-feira (28/5), em Washington (DC), do epidemiologista brasileiro Ciro de Quadros, aos 74 anos. Nomeado “Herói das Américas em Saúde Pública” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ciro de Quadros se notabilizou por sua luta pela erradicação da poliomielite em países da América Latina e no Caribe.

Ciro recebeu em 2011 o prêmio Fundação BBVA Fronteiras do Conhecimento, na categoria de Cooperação ao Desenvolvimento, por seus sucessos na luta contra estas doenças infecciosas, "uma das principais conquistas da medicina".

Doutor honoris causa pela Fiocruz

Internacionalmente conhecido pelo trabalho visando à erradicação da varíola na Etiópia na década de 70, o médico Ciro de Quadros recebeu o segundo título de doutor honoris causa concedido pela Fundação Oswaldo Cruz. A honraria foi entregue pelo então presidente da Fiocruz, Paulo Buss, em 2005.

Ciro de Quadros, gaúcho de Rio Pardo, nasceu em 1940. Foi casado com Suzana e tem duas filhas, Julia e Christina. Estudou o primário em sua cidade natal e medicina em Porto Alegre, onde se formou em 1966, na Escola Católica de Medicina. Como médico recém formado começou a trabalhar com o Sesp em Altamira, no Pará, onde dirigiu o centro de saúde municipal por pouco mais de um ano. Em 1968 faz o curso de saúde pública na ENSP, no Rio de Janeiro. Sob a coordenação de Nelson de Moraes, secretario nacional de Ações Básicas de Saúde do Ministério da Saúde, fez parte do núcleo inicial do Centro de Investigacões Epidemiológicas da secretaria. Com o Sesp também trabalhou no Paraná, em atividades de erradicação da varíola.

Mais tarde retornou ao Rio para trabalhar na ENSP, onde recebe um convite de D. A. Henderson, chefe mundial da varíola da OMS, a quem conheceu quando da visita ao Paraná, sendo convidado para trabalhar como médico na erradicação da varíola na Etiópia, onde permaneceu por seis anos, de novembro de 1970 a janeiro de 1977.

Em 1977 viajou para Washington, a convite da Opas, para chefiar o Programa de Imunizações, e lá ficou até 2002, chegando a ser diretor da Divisão de Vacinas e Imunizações, em estreita cooperação com os programas de vacinas dos países das Américas, fazendo a capacitação de profissionais de saúde, vigilância de doenças, investigação, desenvolvimento e produção de vacinas, controle de qualidade, fortalecimento dos laboratórios para diagnóstico, criação do fundo rotatório de vacinas mobilizando recursos em apoio aos países. Chegou-se assim à erradicação da pólio em 1991 e ao controle do sarampo, da rubéola e da síndrome da rubéola congênita, além da eliminação do tétano neonatal, do controle da difteria e da coqueluche, possibilitando a introdução de novas vacinas no programa, como HiB, hepatite B, MMR e, mais recentemente, iniciando o processo de implementacão de vigilância de rotavírus nas Américas. Desde 2003, Quadros dirige o Programa Internacional do Sabin Vaccine Institute (SVI), em Washington, responsável pelo direcionamento técnico-científico, além de representar a instituição em conferências ao redor do mundo.

Ciro foi professor-adjunto da Escola de Saúde Pública da Universidade de Hopkins, da Faculdade de Medicina de Cleveland e da Faculdade de Medicina da Universidade de George Washington. Também foi conferencista membro da Universidade da Califórnia em Berkeley e professor convidado da Harvard School of Public Health.

O pesquisador esteve a frente de várias associações científicas e técnicas e de saúde pública no mundo, como a Associação de Saúde Pública Americana, a Associação Americana para o Avanço da Ciência, a Academia de Ciências de Nova York, entre outras.

Recebeu honrarias e distinções dos mais importantes organismos e de vários países. Entre essas honrarias foi agraciado com a Ordem da Agulha Bifurcada/OMS/Varíola, Ordem do Poncho Verde/RGSul , Ordem do Rio Branco/Comendador/Governador do Brasil , Ordem da Saúde Pública/Bolívia , Medalha do Instituto Butantan, Ordem Civil/Sanidad/Espanha, e em 2005 recebeu, do Chile, a ordem Bernardo O'Higgins, a mais alta condecoração do país. Mereceu ainda outras distinções: World Health Day Award da American Association for Public Health; Dean´s Medal, pela Johns Hopkins School of Hygiene ans Public Health; Paul Harris Fellow, do Rotary International; Prince Mahidol Award, do Governo da Tailândia; Cesar Uribe Medal, da Colômbia; e Albert Sabin Gold Medal, entre outras.

(Fonte: Agência Fiocruz)


Seções Relacionadas:
Aviso

Morre o epidemiologista Ciro de Quadros

1 comentários
EDUARDO S. PONCE MARANHÃO
02/06/2014 16:44
Perdemos Ciro de Quadros um grande amigo e colega ! Foi uma honra, um prazer, uma felicidade e também uma sorte ter convivido e trabalhado com o amigo, o grande coordenador do Programa Ampliado de Imunização nas Américas! Ciro sempre um ótimo professor e mestre de todos nós que tivemos a felicidade de trabalhar no PAI sob a coordenação, a orientação e a firmeza dos objetivos e metas que tínhamos que atingir! Ciro de Quadros é e foi um exemplo de vida dedicada a saúde da população mundial como verdadeiro compromisso de vida. Com Ciro aprendemos o que é realmente Saúde Global! CIRO VIVE! VIVE EM NÓS QUE TIVEMOS A HONRA E A FELICIDADE DE TRABALHAR E APRENDER SOB A SUA CLARA, OBJETIVA, FIRME E CARINHOSA LIDERANÇA!!! =>DEVERIAMOS TER CLONADO O CIRO DE QUADROS, O TRANSFORMANDO EM VÁRIOS CIROS E ASSIM PODERIAMOS TER MAIS RÁPIDAMENTE VÁRIOS PROGRAMAS TÃO BEM SUCEDIDOS COMO O PROGRAMA AMPLIADO DE IMUNIZAÇÃO E COMO O SEU DERIVADO O PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO (O PAI ? BRASIL). =>CIRO DE QUADROS É E FOI A MINHA MELHOR ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA!!! Eduardo Severiano Ponce Maranhão- Um vacinador do PAI-Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos de saúde-Ensp-Fiocruz->Grupo do PAI e APS na Ensp Obs: Nas medalhas apresentadas falta colocar a Medalha recebida da Fundação Oswaldo Cruz-Brasil