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Projeto sobre uso de bicicletas na ENSP é destaque na imprensa

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Publicado em:27/06/2012

O projeto da ENSP Pedalando pela saúde, pelo nosso planeta ganhou destaque no jornal O Globo Zona Norte da última sexta-feira (22/6). A coordenadora da CCI, Ana Furniel, explicou como surgiu a ideia do projeto e os usuários das bicicletas no campus ressaltaram como o uso das bicicletas auxilia no dia a dia de trabalho. De acordo com Ana Furniel, “o objetivo do projeto é estimular o uso de bicicletas dentro do campus e, como consequência, a adoção da bike como meio de transporte”.

 

Projeto sobre uso de bicicletas na ENSP é destaque na imprensa

 

Leia abaixo a entrevista na íntegra:

 

Bike na certa na Zona Norte
Por Lidiane Queiroz

 

A linha do trem que corta a Zona Norte carioca é uma das suas marcas registradas. Todos os dias, meio milhão de passageiros fazem suas viagens de curta distância por meio dos trens. A alternativa a essa prática é encarar o trânsito a bordo de carros ou ônibus. Mas há quem tenha descoberto uma maneira saudável e ecológica de fugir dos engarrafamentos ou dos transportes públicos sempre lotados: adotar a bicicleta como meio de locomoção. Apesar de a região ainda não ser abastecida por qualquer ciclovia urbana, O Globo Zona Norte encontrou moradores que cumprem boa parte de seus trajetos diários utilizando bicicletas. Todos asseguram que quem faz essa opção desperta para um estilo de vida muito mais saudável.

 

No campus da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, os bicicletários cheios lembram cidades europeias como Berlim, onde é comum a utilização da bicicleta como meio de transporte.

 

A responsável por essa semelhança é Ana Furniel, coordenadora de Comunicação da Escola Nacional de Saúde Pública. Uma vez, ela precisou ir a uma agência bancária dentro do campus e se deparou com um dilema rotineiro: o trajeto era longo demais para ser feito a pé, e, de carro, podia perder a vaga que ocupava. Foi assim que ela idealizou o projeto Pedalando pela saúde, pelo nosso planeta. O objetivo é estimular o uso de bicicletas dentro do campus e, como consequência, a adoção da bike como meio de transporte.

 

“Eu passo boa parte do dia levando documentos para diversos lugares, ou seja, pedalando. É muito bom porque economizo tempo e aproveito para fazer exercício”, conta Danilo da Silva, estagiário de Comunicação.

 

Para Adriana Moraes, pedalar funciona como uma verdadeira terapia: “Nem parece que estou no meio de um dia de trabalho quando subo na bike!”.

 

Os mais de mil funcionários que todos os meses pegam as bicicletas disponíveis são motivados por uma série de razões. A atividade encurta as distâncias, previne problemas cardíacos, queima entre 300 e 600 calorias por hora, libera endorfina e ainda é ecológica.

 

Foi estimulada por boa parte desses motivos que a professora Luciana de Souza, moradora do Cachambi, emagreceu 12 quilos desde que se tornou uma ciclista urbana.

 

“Encontrei uma maneira de assobiar e chupar cana”, brinca.

 

Como Luciana, Albano Gonçalves, morador do Méier, há anos não sai de casa sem a sua bicicleta. Estudante de Educação Física da Faculdade Celso Lisboa, ele sabe muito bem os benefícios que a atividade traz:

 

“Eu só ganhei desde que comecei a ir de bike para todo lado. Ganhei tempo, saúde e liberdade. O único ponto negativo é que me desloco pela Zona Norte e nós não temos ciclovias lá. Tem que ter muita habilidade para não sofrer acidentes”.

 

É verdade. O Rio tem a maior malha cicloviária do Brasil e a segunda maior da América Latina. Os cariocas contam com 270 quilômetros de ciclovias, mas nenhuma delas fica na Zona Norte. A boa notícia é que, em breve, o cenário será outro.

 

Bairros como Penha, Bonsucesso e a Av. Dom Hélder Câmara ganharão ciclovias, e uma, em especial, ligará o Engenhão ao Maracanã, adianta o subsecretário de Meio Ambiente, Altamirando Moraes.

 

A intenção da prefeitura é fomentar o uso da bicicleta como modelo de transporte para alimentar o sistema de transportes de massa.



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