Informações: |
preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável foi destacado mais fortemente no cenário mundial após a criação em 1983 daComissão Mundial sobre Ambiente e Desenvolvimento (WCED) por parte da Organização das Nações Unidas (ONU).
No Brasil, sediado no Rio de Janeiro, um evento com esta preocupação foi realizado em 1992,
denominado de Eco-92, onde um dos principais resultados da conferência foi o estabelecimento da Agenda 21. Esta Agenda é o documento que evidenciou a importância de cada País em se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.
As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural,
a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.
Alinhado com estas ações, os eventos internacionais e nacionais, que abordam os aspectos como a preservação, conservação e recuperação do meio ambiente, além da educação ambiental, são de importância fundamental para a preservação da qualidade de vida, meio ambiente, equilíbrio ecológico e conscientização ambiental. |